O LIVRO DIDÁTICO SE FAZ PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR E CARACTERIZA-SE ENQUANTO UM ALIADO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. ESTE RECURSO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA BUSCA INCORPORAR FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E OS AVANÇOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS, BEM COMO OBJETIVA POTENCIALIZAR AS APRENDIZAGENS E POSSIBILITAR O RECONHECIMENTO DA REALIDADE DO ESTUDANTE NO QUE É DISPOSTO NO MATERIAL DISPONIBILIZADO. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO NOS AMBIENTES ESCOLARES E, PRINCIPALMENTE, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SE CARACTERIZANDO ENQUANTO PESQUISA DOCUMENTAL, E QUE SE PREOCUPA EM VERIFICAR QUAIS CONTEÚDOS DA FÍSICA MODERNA, DE ACORDO COM A EMENTA PROPOSTA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE FISICA III, SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E COMO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS NAS OBRAS. QUATRO COLEÇÕES FORAM ANALISADAS: QUÍMICA CIDADÃ DE WILDSON SANTOS E GERSON MOL; QUÍMICA DE EDUARDO MORTIMER E ANDREA MACHADO; FÍSICA EM CONTEXTO DE ALEXANDER POGIBIN, MAURÍCIO PIETROCOLA, RENATA DE ANDRADE E TALITA RAQUEL ROMERO; E FÍSICA: CONTEXTO & APLICAÇÕES DE ANTÔNIO MÁXIMO, BEATRIZ ALVARENGA E CARLA GUIMARÃES. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM UMA ABORDAGEM SIMPLISTA E SUPERFICIAL DOS CONTEÚDOS, VISTO QUE ESTES DEMANDAM UM CONHECIMENTO TEÓRICO E MATEMÁTICO CONSOLIDADO, O QUE NÃO POSSIBILITA O APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS.