A educaÇÃo com enfoque CTS (CiÊncia-Tecnologia-Sociedade) É marcada por vÁrias concepÇÕes, polissemias, slogans e abarca diversos sentidos e valores implÍcitos. Portanto, ao considerar o leque de possibilidades existentes, É crucial estabelecer nas prÁticas de sala de aula, a visÃo e o objetivo de CTS que se deseja alcanÇar e qual perspectiva de educaÇÃo cientÍfica estÁ em jogo. A matriz de referÊncia construÍda por Strieder e Kawamura (2017) É uma ferramenta que auxilia nessa compreensÃo sobre as perspectivas das abordagens CTS, no contexto brasileiro da educaÇÃo cientÍfica, e contribui para a definiÇÃo de elementos a serem priorizados em prÁticas escolares. Diante dessa realidade, o presente trabalho buscou investigar possÍveis abordagens CTS para a temÁtica horta escolar, utilizando como base teÓrica os pressupostos explicitados na matriz elaborada por Strieder e Kawamura (2017). Como consequÊncia, propÔs-se a elaboraÇÃo de uma unidade didÁtica com atividades que permitam fornecer aportes para a discussÃo sobre a horta, evidenciando a capacidade de mobilizaÇÃo de diversas abordagens CTS.