O PRESENTE TRABALHO BUSCOU DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO CONCEITO MATEMÁTICO DO ESTUDIOSO PITÁGORAS DE SAMOS E A DESCOBERTA DE SEU TEOREMA E SUA COMPREENSÃO HISTÓRICA POR MEIO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO EM SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE MANAUS. PARA ISSO, ENFATIZOU-SE A RELEVÂNCIA DE DETERMINADA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA TAL COMO O ALINHAMENTO CONSTRUTIVO, ONDE FOI IMPLANTADA E AVALIADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE CONCEBIA O CONHECIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO ESTUDIOSO, ASSIM COMO A ACEITAÇÃO OU NÃO DA NOVA ABORDAGEM. PARA TANTO, ESSE PROCESSO PERMITIU O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO QUE CONSTOU EM COMPREENDER OS FATORES HISTÓRICOS CONTEXTUALIZADOS POR MEIO DE HQ ACERCA DO ESTUDIOSO SUPRACITADO, ASSIM COMO O ÊXITO DA NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA.