O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A CONCEITUAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR, NA VISÃO DE ALGUNS AUTORES CLÁSSICOS. NOSSA INTENÇÃO DURANTE ESTE ESTUDO É POSSIBILITAR UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR, PROBLEMATIZANDO AS IDEIAS A RESPEITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, VISTO QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL FOI MARCADA POR MODELOS HIERARQUIZADOS E CENTRALIZADOS, NA REPRESENTAÇÃO DO DIRETOR OU DOS QUE SE ENCONTRAVAM NO PODER. A PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM UM ESTUDO DE ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS, TENDO COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS OS TEXTOS DE CARDOSO E LARA (2009), PÉREZ GÓMEZ (1998) E LIBÂNEO (2001). É PRECISO COMPREENDER EM PRIMEIRO LUGAR, A FUNÇÃO EDUCATIVA EM UMA SOCIEDADE PARA QUE SE TORNE POSSÍVEL REFLETIR SOBRE A PRÁXIS DO EDUCAR E PODER INTERVI-LA. A GESTÃO ESCOLAR ADQUIRI UM PAPEL FUNDAMENTAL DE ATENTAR-SE A QUAL AÇÃO DEVE SER EXERCIDA POR SUA INSTITUIÇÃO, NO SENTIDO DE QUE INDIVÍDUO SE ESPERA FORMAR. ACERCA DISSO É RELEVANTE PENSAR OS CAMINHOS QUE A EDUCAÇÃO DEVERÁ PERCORRER, AO PASSO QUE, AO SE DISCUTIR A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E SUA ESTRUTURAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR ESTAMOS LEVANTANDO A RESPONSABILIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA E SOCIEDADE QUE SEJA CIDADÃ E PARTICIPATIVA, EMBORA, PRECISA-SE AINDA QUE ESTE MODELO DE GESTÃO SAIA DO PAPEL E SE EFETIVE NA REALIDADE.