A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI
INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO
VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,
EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS
DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA
(2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE
EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO
DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS
DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES
ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO
DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE
LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO
CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS
ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA
E ESCRITA DA CRIANÇA.