LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3407 "inscrito_id" => 1571 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM." "resumo" => """ A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI\r\n INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E\r\n LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO\r\n VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,\r\n EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS\r\n DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA\r\n (2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE\r\n EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO\r\n DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS\r\n DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES\r\n ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO\r\n DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE\r\n LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO\r\n CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS\r\n ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA\r\n E ESCRITA DA CRIANÇA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, SABERES CULTURAIS AMAZONENSES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1571_20092019140956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SASQUIA RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SASQUIA VIEIRA" "autor_email" => "sasquiarv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3407 "inscrito_id" => 1571 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM." "resumo" => """ A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI\r\n INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E\r\n LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO\r\n VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,\r\n EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS\r\n DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA\r\n (2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE\r\n EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO\r\n DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS\r\n DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES\r\n ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO\r\n DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE\r\n LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO\r\n CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS\r\n ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA\r\n E ESCRITA DA CRIANÇA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, SABERES CULTURAIS AMAZONENSES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1571_20092019140956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SASQUIA RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SASQUIA VIEIRA" "autor_email" => "sasquiarv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }