REFLEXÕES SOBRE PRODUÇÕES TEXTUAIS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O USO DO COMPUTADOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62439 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1713 "inscrito_id" => 10023 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRODUÇÕES TEXTUAIS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O USO DO COMPUTADOR" "resumo" => "MUITOS GRADUANDOS DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE/UFPE CHEGAM À UNIVERSIDADE COM DIFICULDADES PARA PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS E NÃO CONSEGUEM UTILIZAR OS RECURSOS DO COMPUTADOR PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA COERENTE E CONTEMPLANDO AS ESPECIFICIDADES DESSE AMBIENTE. POR ESTE MOTIVO, FOI REALIZADA E PESQUISADA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD), VOLTADA À ESCRITA COM O USO DO COMPUTADOR. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS OBSERVANDO OS ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS QUE OS GRADUANDOS APRESENTAVAM DIFICULDADES E OS AVANÇOS ALCANÇADOS NO PROCESSO E AO FINAL DAS SD COM O USO DO COMPUTADOR E DA WEB. AS SD PERMITIRAM A REESCRITA DOS TEXTOS DE MODO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO. A PESQUISA SE REALIZOU COM GRADUANDOS DO 1º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NA DISCIPLINA DE TÉCNICA DE REDAÇÃO, COM CARGA HORÁRIA DE 60H. A COLETA DE DADOS ACONTECEU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS GRADUANDOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, BEM COMO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TEXTOS. OS GÊNEROS TEXTUAIS FORAM: ANÚNCIO, BOLETIM INFORMATIVO E REPORTAGEM. CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS TEXTOS APRESENTAVA DEFICIÊNCIA NOS ASPECTOS: CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO; COERÊNCIA/CLAREZA LOCAL; CONCORDÂNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO; COERÊNCIA GLOBAL. COM AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, FOI POSSÍVEL UM BOM RESULTADO NESSES E EM OUTROS ASPECTOS. SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELOS GRADUANDOS, AFIRMA-SE QUE ACONTECERAM PESQUISAS NA INTERNET, USO DO EDITOR DE TEXTO, CRIAÇÃO DE SITES PARA A DIVULGAÇÃO DAS ÚLTIMAS VERSÕES DOS GÊNEROS E USO DE RECURSOS ADEQUADOS DO AMBIENTE DIGITAL PARA CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS NESSE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, REESCRITA DE TEXTO, USO DO COMPUTADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID10023_14082019220022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "kristtinna2009@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62439 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1713 "inscrito_id" => 10023 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRODUÇÕES TEXTUAIS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O USO DO COMPUTADOR" "resumo" => "MUITOS GRADUANDOS DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE/UFPE CHEGAM À UNIVERSIDADE COM DIFICULDADES PARA PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS E NÃO CONSEGUEM UTILIZAR OS RECURSOS DO COMPUTADOR PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA COERENTE E CONTEMPLANDO AS ESPECIFICIDADES DESSE AMBIENTE. POR ESTE MOTIVO, FOI REALIZADA E PESQUISADA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD), VOLTADA À ESCRITA COM O USO DO COMPUTADOR. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS OBSERVANDO OS ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS QUE OS GRADUANDOS APRESENTAVAM DIFICULDADES E OS AVANÇOS ALCANÇADOS NO PROCESSO E AO FINAL DAS SD COM O USO DO COMPUTADOR E DA WEB. AS SD PERMITIRAM A REESCRITA DOS TEXTOS DE MODO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO. A PESQUISA SE REALIZOU COM GRADUANDOS DO 1º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NA DISCIPLINA DE TÉCNICA DE REDAÇÃO, COM CARGA HORÁRIA DE 60H. A COLETA DE DADOS ACONTECEU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS GRADUANDOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, BEM COMO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TEXTOS. OS GÊNEROS TEXTUAIS FORAM: ANÚNCIO, BOLETIM INFORMATIVO E REPORTAGEM. CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS TEXTOS APRESENTAVA DEFICIÊNCIA NOS ASPECTOS: CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO; COERÊNCIA/CLAREZA LOCAL; CONCORDÂNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO; COERÊNCIA GLOBAL. COM AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, FOI POSSÍVEL UM BOM RESULTADO NESSES E EM OUTROS ASPECTOS. SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELOS GRADUANDOS, AFIRMA-SE QUE ACONTECERAM PESQUISAS NA INTERNET, USO DO EDITOR DE TEXTO, CRIAÇÃO DE SITES PARA A DIVULGAÇÃO DAS ÚLTIMAS VERSÕES DOS GÊNEROS E USO DE RECURSOS ADEQUADOS DO AMBIENTE DIGITAL PARA CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS NESSE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, REESCRITA DE TEXTO, USO DO COMPUTADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID10023_14082019220022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "kristtinna2009@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }