MUITOS GRADUANDOS DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE/UFPE CHEGAM À UNIVERSIDADE COM DIFICULDADES PARA PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS E NÃO CONSEGUEM UTILIZAR OS RECURSOS DO COMPUTADOR PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA COERENTE E CONTEMPLANDO AS ESPECIFICIDADES DESSE AMBIENTE. POR ESTE MOTIVO, FOI REALIZADA E PESQUISADA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD), VOLTADA À ESCRITA COM O USO DO COMPUTADOR. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS OBSERVANDO OS ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS QUE OS GRADUANDOS APRESENTAVAM DIFICULDADES E OS AVANÇOS ALCANÇADOS NO PROCESSO E AO FINAL DAS SD COM O USO DO COMPUTADOR E DA WEB. AS SD PERMITIRAM A REESCRITA DOS TEXTOS DE MODO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO. A PESQUISA SE REALIZOU COM GRADUANDOS DO 1º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NA DISCIPLINA DE TÉCNICA DE REDAÇÃO, COM CARGA HORÁRIA DE 60H. A COLETA DE DADOS ACONTECEU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS GRADUANDOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, BEM COMO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TEXTOS. OS GÊNEROS TEXTUAIS FORAM: ANÚNCIO, BOLETIM INFORMATIVO E REPORTAGEM. CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS TEXTOS APRESENTAVA DEFICIÊNCIA NOS ASPECTOS: CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO; COERÊNCIA/CLAREZA LOCAL; CONCORDÂNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO; COERÊNCIA GLOBAL. COM AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, FOI POSSÍVEL UM BOM RESULTADO NESSES E EM OUTROS ASPECTOS. SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELOS GRADUANDOS, AFIRMA-SE QUE ACONTECERAM PESQUISAS NA INTERNET, USO DO EDITOR DE TEXTO, CRIAÇÃO DE SITES PARA A DIVULGAÇÃO DAS ÚLTIMAS VERSÕES DOS GÊNEROS E USO DE RECURSOS ADEQUADOS DO AMBIENTE DIGITAL PARA CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS NESSE AMBIENTE.