O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A VIVÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, OCORRIDO NO CENTRO DE ENSINO JOÃO FURTADO BRITO UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE PARAIBANO - MA, PELO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. TRAZENDO REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA FASE DE OBSERVAÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA, VISANDO POSSÍVEIS DESAFIOS QUE PODERÃO INFLUENCIAR EM SUA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL, ASSIM COMO A DESCRIÇÃO DE OBSERVAÇÕES DAS AULAS, COM BASE EM CONTEÚDOS SOCIALIZADOS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO PELO PROFESSOR ORIENTADOR E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO, A REALIZAÇÃO NA ESCOLA – CAMPO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PRATICA DOCENTE E EVIDENCIAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, ENGLOBANDO O EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINO, LEVANDO EM CONTA AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR – ALUNO, ALUNO- PAIS, PROFESSOR – PAIS, ESCOLA - SOCIEDADE. DIANTE DOS RESULTADOS APRESENTADO, A CAPACITAÇÃO DOCENTE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO DIRETAMENTE AOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO, EM CADA FASE TRABALHADA, COM EMBASAMENTO TEÓRICO, AFIM DE ATINGIR UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS ATOS QUANTO A SEREM FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.