O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. O TIPO DE PESQUISA UTILIZADO FOI A QUALITATIVA, INCLUINDO ESTRATÉGIAS DE COLETA DE DADOS NO TRABALHO DE CAMPO, COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO E USO DE ENTREVISTAS. PARA A ANÁLISE DE DADOS, A PERSPECTIVA FOI IGUALMENTE QUALITATIVA, EM DIÁLOGO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESCOLHIDOS PARA FUNDAMENTAR O TEXTO. A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE: ANALISAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DO DISTRITO FEDERAL, IDENTIFICANDO A INFLUÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS, VISANDO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, COM A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE. O TRABALHO TEVE COMO REFERÊNCIAS EDUCADORES QUE SÃO FUNDAMENTAIS E INDISPENSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL REALMENTE INTEGRADORA E INTEGRADA, CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS E PROFESSORES E CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA FORMAÇÃO PLENA, INTEGRAL EM TODOS OS SENTIDOS. PORÉM, APESAR DAS CONQUISTAS VIVIDAS PELAS ESCOLAS, TAL CENÁRIO AINDA ESTÁ LONGE DE SER REAL, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA COM BASE NO TRABALHO DE CAMPO E NO DEPOIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPANTE DA PESQUISA.