ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É UMA DESCRIÇÃO DE VIVENCIA DOCENTE NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ENTENDENDO QUE A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DESSA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FAVORECE UMA APRENDIZAGEM ATIVA COM O APRENDENTE ASSUMINDO O PAPEL DE PROTAGONISTA. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA MULHER I NO CURSO DE ENFERMAGEM. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFAL EM 2018 DE JANEIRO À JUNHO DESSE MESMO ANO, SOB A SUPERVISÃO DAS DOCENTES TUTORAS NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA MULHER I. ESTA DISCIPLINA UTILIZA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, QUE EMBASADO NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHAR EM GRUPO, E TAMBÉM ESTIMULA O ESTUDO INDIVIDUAL, DE ACORDO COM OS INTERESSES E O RITMO DE CADA APRENDENTE. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM INICIALMENTE ALUNOS COM DESCONFIANÇA, ENTRETANTO, À MEDIDA QUE A DINÂMICA FOI SENDO APLICADA FORAM SE MOSTRANDO MAIS RECEPTIVOS E CONSEGUIMOS DISCENTES ATIVOS, E APRESENTANDO PROTAGONISMO EM RELAÇÃO AO SEU APRENDIZADO. POR FIM, ESSAS ESTRATÉGIAS LEVAM O DISCENTE A ESTUDAR, DESENVOLVEM A MOTIVAÇÃO PARA O DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS E ASSIM, VALORIZAM O APRENDER COMO OBJETIVO.