Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA DISCIPLINA EDUCACIONAL COMO ESTÍMULO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: METODOLOGIA CIENTÍFICA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, PRODUÇÃO ACADÊMICA, IFCE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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      E REPERCUSSÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS É PRATICAMENTE IRRISÓRIO QUANDO COMPARADO COM A QUANTIDADE\r\n
      DE TRABALHOS PUBLICADOS. ISSO TALVEZ SE DÊ PELO FATO DE A QUANTIDADE PARECER MAIS IMPORTANTE DO QUE A\r\n
      QUALIDADE NA VISÃO DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO. ESSE QUADRO PRECISA SER REVERTIDO E, PARA ISSO,\r\n
      FAZ-SE NECESSÁRIO INVESTIR NA COMPREENSÃO DO PRÓPRIO “FAZER CIENTÍFICO”, EM TRABALHAR O MODO MAIS EFICAZ\r\n
      DE REALIZAR E PUBLICAR PESQUISAS. PENSANDO NISSO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A NOTORIEDADE E A\r\n
      NECESSIDADE DA ABORDAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS PARA OS DISCENTES DOS CURSOS DE\r\n
      GRADUAÇÃO, CONSIDERADOS FUTUROS PESQUISADORES, ATRAVÉS DA DISCIPLINA “METODOLOGIA CIENTÍFICA”, INSERIDA\r\n
      NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS SUPERIORES PARA TRABALHAR A CONSTRUÇÃO E A FORMAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS\r\n
      DE TRABALHOS ACADÊMICOS, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO DE FORMA COERENTE E\r\n
      CONCRETA. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A DISCUSSÃO REFLEXIVA BASEADA NA PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA ALIADA A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TAL DISCIPLINA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O BRASIL É ATUALMENTE UM DOS MAIORES PRODUTORES DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO MUNDO. SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA CHEGA, APROXIMADAMENTE, À CASA DE UM MILHÃO DE PUBLICAÇÕES, PORÉM O NÚMERO DE CITAÇÕES E REPERCUSSÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS É PRATICAMENTE IRRISÓRIO QUANDO COMPARADO COM A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS. ISSO TALVEZ SE DÊ PELO FATO DE A QUANTIDADE PARECER MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUALIDADE NA VISÃO DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO. ESSE QUADRO PRECISA SER REVERTIDO E, PARA ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO INVESTIR NA COMPREENSÃO DO PRÓPRIO “FAZER CIENTÍFICO”, EM TRABALHAR O MODO MAIS EFICAZ DE REALIZAR E PUBLICAR PESQUISAS. PENSANDO NISSO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A NOTORIEDADE E A NECESSIDADE DA ABORDAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS PARA OS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, CONSIDERADOS FUTUROS PESQUISADORES, ATRAVÉS DA DISCIPLINA “METODOLOGIA CIENTÍFICA”, INSERIDA NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS SUPERIORES PARA TRABALHAR A CONSTRUÇÃO E A FORMAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO DE FORMA COERENTE E CONCRETA. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A DISCUSSÃO REFLEXIVA BASEADA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALIADA A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TAL DISCIPLINA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE CAMPUS MARACANAÚ).

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