O BRASIL É ATUALMENTE UM DOS MAIORES PRODUTORES DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO MUNDO. SUA PRODUÇÃO
ACADÊMICA CHEGA, APROXIMADAMENTE, À CASA DE UM MILHÃO DE PUBLICAÇÕES, PORÉM O NÚMERO DE CITAÇÕES
E REPERCUSSÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS É PRATICAMENTE IRRISÓRIO QUANDO COMPARADO COM A QUANTIDADE
DE TRABALHOS PUBLICADOS. ISSO TALVEZ SE DÊ PELO FATO DE A QUANTIDADE PARECER MAIS IMPORTANTE DO QUE A
QUALIDADE NA VISÃO DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO. ESSE QUADRO PRECISA SER REVERTIDO E, PARA ISSO,
FAZ-SE NECESSÁRIO INVESTIR NA COMPREENSÃO DO PRÓPRIO “FAZER CIENTÍFICO”, EM TRABALHAR O MODO MAIS EFICAZ
DE REALIZAR E PUBLICAR PESQUISAS. PENSANDO NISSO, ESTE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR A NOTORIEDADE E A
NECESSIDADE DA ABORDAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS PARA OS DISCENTES DOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO, CONSIDERADOS FUTUROS PESQUISADORES, ATRAVÉS DA DISCIPLINA “METODOLOGIA CIENTÍFICA”, INSERIDA
NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS SUPERIORES PARA TRABALHAR A CONSTRUÇÃO E A FORMAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS
DE TRABALHOS ACADÊMICOS, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO DE FORMA COERENTE E
CONCRETA. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A DISCUSSÃO REFLEXIVA BASEADA NA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA ALIADA A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TAL DISCIPLINA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE CAMPUS MARACANAÚ).