AS INVESTIGAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS (ECN) NO CENÁRIO BRASILEIRO, TÊM, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, FOCADO QUESTÕES RELACIONADAS, DENTRE OUTRAS, À CONTEXTUALIZAÇÃO, À LINGUAGEM, AO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (E AMBIENTE, E ARTES), À FILOSOFIA E À HISTÓRIA DA CIÊNCIA E AO MULTICULTURALISMO. CONTUDO, O CURRÍCULO PRATICADO NESSA ÁREA AINDA É CARACTERIZADO PELA VISÃO CARTESIANA E ATRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO HOMEM BRANCO EUROPEU, PORTANTO, POUCO AVANÇA NO ROMPIMENTO DAS SITUAÇÕES DE DOMINAÇÃO E EXPLORAÇÃO IMPOSTAS PELO PROJETO COLONIAL. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR, NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL, POSSIBILIDADES PARA A PROPOSIÇÃO DO ENSINO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, BUSCANDO IDENTIFICAR PESQUISAS QUE ABORDAM SOBRE ESSA PERSPECTIVA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS. PARA ISTO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS SÍTIOS DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES- BDTD, SCIELO BRASIL E NO PERIÓDICOS DA CAPES. O MAPEAMENTO IDENTIFICOU AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE TRATAM DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL COM FOCO NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ESCOLAS RIBEIRINHAS DO PERÍODO DE 2000-2018 O TOTAL DE 08 TRABALHOS, SENDO QUE 07 DELES ABORDAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS - 02 ARTIGOS (A), 04 DISSERTAÇÕES (D) E 01 TESE (T) E APENAS 01 DISSERTAÇÃO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA RIBEIRINHAS.