NO BRASIL OBSERVAMOS EM DIVERSOS INDICADORES A NECESSIDADE DE SUPERAR AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS NOSSOS EDUCANDOS. O MEC, APRESENTANDO O PROJETO DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA DEMONSTRA NO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UM DOS CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVIDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA UMA GERAÇÃO IMERSA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS. DESSA FORMA, O TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE, UTILIZANDO O JOGO DIGITAL FIN & ANCIENT MYSTERY POSSIBILITOU EMPREGA-LO PARA O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO EM UM CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIENCIA A PARTIR DA ESTRATÉGIA DESENVOLVIDA POR SILVA E PETRY (2018), NO QUAL A CRIARAM PARA ALFABETIZAR EM CONTEXTO DE LETRAMENTO UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS. TIVEMOS O INTUITO DE VERIFICAR SE A ESTRATÉGIA TAMBÉM SE TORNARIA EFICAZ COM OUTRO GÊNERO TEXTUAL, COM INSPIRAÇÕES EM SOARES(2002), FERREIRO E TEBEROSKY (1989) SÓLE (1998), PETRY (2014), ALVES (2016) E VYGOTSKY (1998) ALMEIDA E VALENTE (2011), DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APLICAMOS NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL FABRÍCIO MARANHÃO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PEDRO VELHO – RN. COM O ESTUDO OBSERVOU-SE QUE A ESTRATÉGIA PODE SER UTILIZADA PARA POSSIBILITAR ATIVIDADES DE ALFABETIZAR LETRANDO COM O USO DOS JOGOS DIGITAIS COM OUTRO GÊNERO NARRATIVO, QUE CULMINOU NA PRODUÇÃO DE CONTOS CONSTRUÍDOS A PARTIR DO ELEMENTOS PRESENTES NO JOGO DIGITAL, APRESENTANDO MAIS UM CAMINHO QUE PODERÁ COLABORAR PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.