O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM ESTUDO DO ENSINO DO CÁLCULO INTEGRAL NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. E A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TRAÇARMOS ALGUNS CONCEITOS. O CÁLCULO É UMA PODEROSA FERRAMENTA MATEMÁTICA UTILIZADA NAS MAIS VARIADAS ÁREAS DA CIÊNCIA, É POR ISSO ESTÁ PRESENTE NA GRADE CURRICULAR BÁSICA DE MUITOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TAIS COMO: ENGENHARIAS, FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA ENTRE OUTROS; E ESTÁ FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS DE LIMITE, DERIVADA E INTEGRAL. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA É ANTIGA, QUASE COMO A PRÓPRIA HISTÓRIA DA HUMANIDADE; REMONTA A POVOS QUE APÓS INVENTAR A ESCRITA E A SE FIXAR NA TERRA NECESSITARAM VENCER A NATUREZA, E COM ISSO DESENVOLVERAM A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA. OS CONCEITOS DE CÁLCULO SÃO ESTUDADOS PELA HUMANIDADE HÁ SÉCULOS, NA BUSCA DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREAS E TANGENTES. ESSES CONCEITOS FORAM SENDO APERFEIÇOADOS AO LONGO DO TEMPO. O USO DOS SOFTWARES MATEMÁTICOS COMO O GEOGEBRA, É DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO CALCULUS TOOLS VEM CONTRIBUINDO MUITO PARA O ENSINO DO CÁLCULO INTEGRAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REALIZAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS USANDO TECNOLOGIAS.