Neste trabalho, buscou-se investigar as concepÇÕes alternativas dos/as estudantes, a promoÇÃo da
mudanÇa conceitual para o desenvolvimento cognitivo deles e delas, usando como fundamentaÇÃo
teÓrica os estudos de diferentes autores que trabalham esses tÓpicos, destacando a importÂncia do
planejamento, enfatizando nÃo apenas os conteÚdos, mas tambÉm os objetivos, os mÉtodos, os
recursos e a avaliaÇÃo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra. Os educadores e as
educadoras ao construÍrem conhecimento na sala de aula, precisam entender que os/as estudantes nÃo
sÃo tabulas rasas, e que existem diversas formas para que essa comunicaÇÃo aconteÇa efetivamente. O
fato de dos/as mesmos/as receberem diversas informaÇÕes nÃo quer dizer que necessariamente
adquiriram conhecimento. Eles e elas devem ser estimulados a pensar, a buscar informaÇÕes,
desenvolver capacidades, porque assim iram construir o espÍrito crÍtico necessÁrio À vida estudantil e
posteriormente a profissional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem em CiÊncias nÃo
deve ser desenvolvido apenas de forma teÓrica, mas na prÁtica, sempre havendo uma ligaÇÃo entre a
prÁtica e a teoria, entre a escola e a vida.