Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MUDANÇA DE CONCEPÇÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, MUDANÇA CONCEITUAL, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61328
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 3770
    "titulo" => """
      O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA\r\n
      MUDANÇA DE CONCEPÇÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho, buscou-se investigar as concepÇÕes alternativas dos/as estudantes, a promoÇÃo da\r\n
      mudanÇa conceitual para o desenvolvimento cognitivo deles e delas, usando como fundamentaÇÃo\r\n
      teÓrica os estudos de diferentes autores que trabalham esses tÓpicos, destacando a importÂncia do\r\n
      planejamento, enfatizando nÃo apenas os conteÚdos, mas tambÉm os objetivos, os mÉtodos, os\r\n
      recursos e a avaliaÇÃo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra. Os educadores e as\r\n
      educadoras ao construÍrem conhecimento na sala de aula, precisam entender que os/as estudantes nÃo\r\n
      sÃo tabulas rasas, e que existem diversas formas para que essa comunicaÇÃo aconteÇa efetivamente. O\r\n
      fato de dos/as mesmos/as receberem diversas informaÇÕes nÃo quer dizer que necessariamente\r\n
      adquiriram conhecimento. Eles e elas devem ser estimulados a pensar, a buscar informaÇÕes,\r\n
      desenvolver capacidades, porque assim iram construir o espÍrito crÍtico necessÁrio À vida estudantil e\r\n
      posteriormente a profissional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem em CiÊncias nÃo\r\n
      deve ser desenvolvido apenas de forma teÓrica, mas na prÁtica, sempre havendo uma ligaÇÃo entre a\r\n
      prÁtica e a teoria, entre a escola e a vida.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, MUDANÇA CONCEITUAL, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3770_11042019085652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA FERREIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "anamaria_flima@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61328
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 3770
    "titulo" => """
      O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA\r\n
      MUDANÇA DE CONCEPÇÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho, buscou-se investigar as concepÇÕes alternativas dos/as estudantes, a promoÇÃo da\r\n
      mudanÇa conceitual para o desenvolvimento cognitivo deles e delas, usando como fundamentaÇÃo\r\n
      teÓrica os estudos de diferentes autores que trabalham esses tÓpicos, destacando a importÂncia do\r\n
      planejamento, enfatizando nÃo apenas os conteÚdos, mas tambÉm os objetivos, os mÉtodos, os\r\n
      recursos e a avaliaÇÃo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra. Os educadores e as\r\n
      educadoras ao construÍrem conhecimento na sala de aula, precisam entender que os/as estudantes nÃo\r\n
      sÃo tabulas rasas, e que existem diversas formas para que essa comunicaÇÃo aconteÇa efetivamente. O\r\n
      fato de dos/as mesmos/as receberem diversas informaÇÕes nÃo quer dizer que necessariamente\r\n
      adquiriram conhecimento. Eles e elas devem ser estimulados a pensar, a buscar informaÇÕes,\r\n
      desenvolver capacidades, porque assim iram construir o espÍrito crÍtico necessÁrio À vida estudantil e\r\n
      posteriormente a profissional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem em CiÊncias nÃo\r\n
      deve ser desenvolvido apenas de forma teÓrica, mas na prÁtica, sempre havendo uma ligaÇÃo entre a\r\n
      prÁtica e a teoria, entre a escola e a vida.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, MUDANÇA CONCEITUAL, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3770_11042019085652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA FERREIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "anamaria_flima@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Neste trabalho, buscou-se investigar as concepÇÕes alternativas dos/as estudantes, a promoÇÃo da mudanÇa conceitual para o desenvolvimento cognitivo deles e delas, usando como fundamentaÇÃo teÓrica os estudos de diferentes autores que trabalham esses tÓpicos, destacando a importÂncia do planejamento, enfatizando nÃo apenas os conteÚdos, mas tambÉm os objetivos, os mÉtodos, os recursos e a avaliaÇÃo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra. Os educadores e as educadoras ao construÍrem conhecimento na sala de aula, precisam entender que os/as estudantes nÃo sÃo tabulas rasas, e que existem diversas formas para que essa comunicaÇÃo aconteÇa efetivamente. O fato de dos/as mesmos/as receberem diversas informaÇÕes nÃo quer dizer que necessariamente adquiriram conhecimento. Eles e elas devem ser estimulados a pensar, a buscar informaÇÕes, desenvolver capacidades, porque assim iram construir o espÍrito crÍtico necessÁrio À vida estudantil e posteriormente a profissional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem em CiÊncias nÃo deve ser desenvolvido apenas de forma teÓrica, mas na prÁtica, sempre havendo uma ligaÇÃo entre a prÁtica e a teoria, entre a escola e a vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.