ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LUDOVICENSE. O REFERIDO ESTÁGIO FOI OFERTADO PELO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA, ATRAVÉS DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO – UEMANET. OBJETIVOU-SE REFLETIR ACERCA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES VIVENCIADAS NAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ORIENTADAS E SUPERVISIONADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DANDO ÊNFASE AO DESEMPENHO DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLA DE SÃO LUÍS / MA. AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA REALIZAÇÃO DO REFERIDO ESTUDO CONSISTIRAM EM UMA INVESTIGAÇÃO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SEGUIDA DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AULAS DE DUAS PROFESSORAS, BEM COMO DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE TARDIF (2002); FREIRE (1996); PIMENTA E LIMA (2006) E NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO EDUCACIONAL: RCNEI (1998); LDB (1996); DCNEI (2010); BNCC (2017), DENTRE OUTROS. OS DADOS CONSTRUÍDOS POSSIBILITARAM CONHECIMENTOS DE CUNHO CIENTÍFICOS - TÉCNICOS ÉTICOS E POLÍTICOS FILOSÓFICOS IMPRESCINDÍVEIS AO FAZER PEDAGÓGICO. VISLUMBRA-SE QUE O ESTÁGIO ASSUME A CONFIGURAÇÃO IN LÓCUS INTERMEDIADA PELA REFLEXÃO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA ENTRE OS PROFESSORES E ESTAGIÁRIAS.