PARTINDO DA PREMISSA DE QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS, A CLASSE HOSPITALAR TEM POR OBJETIVO DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO, DE MODO A DAR SEGURIDADE A ESSE DIREITO. BUSCOU-SE ANALISAR NO DESENROLAR DESTA INVESTIGAÇÃO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREGADAS PELAS PROFESSORAS DA CLASSE HOSPITALAR QUE PUDESSEM COLABORAR COM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DAS CRIANÇAS COM IDADE DE 0 A 5 ANOS QUE FREQUENTAVAM A CLASSE HOSPITALAR DA ALA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ONOFRE LOPES. A INVESTIGAÇÃO ENQUADROU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA EDUCACIONAL E TEVE COMO PRINCIPAL FONTE DE CONTRIBUIÇÃO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, PARA ALÉM, FEZ-SE TAMBÉM, USO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. O AMBIENTE ESCOLAR DENTRO DO HOSPITAL CONTRIBUI POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE CURA COLABORANDO EFETIVAMENTE COM UM TRATAMENTO MAIS HUMANIZADO.