Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62708
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3072
    "inscrito_id" => 11211
    "titulo" => """
      TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E INCLUSÃO DE\r\n
      PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU
      """
    "resumo" => """
      A REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS QUE INTEGREM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE\r\n
      PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É IMPORTANTE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE\r\n
      CIENTÍFICA E A SOCIEDADE. UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É O CONGRESSO\r\n
      NACIONAL EDUCAÇÃO (CONEDU), EVENTO QUE OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES DE TEMAS QUE VALORIZEM AS\r\n
      PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DO\r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU ENTRE\r\n
      OS ANOS 2014-2018. PARA ISSO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO EVENTO OS TRABALHOS QUE FAZIAM\r\n
      MENÇÃO NO SEU TÍTULO A ESSES DOIS TEMAS CONJUNTAMENTE. IDENTIFICOU-SE 51 TRABALHOS, QUE FORAM DIVIDIDOS\r\n
      NAS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTO ESCOLAR, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E\r\n
      MATERIAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, SENDO ESTA ÚLTIMA A MAIS RECORRENTE. OS TRABALHOS ANALISADOS\r\n
      INVESTIGAVAM, PREPONDERANTEMENTE, CONTEXTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA E\r\n
      BIOLOGIA PARA ALUNOS CEGOS OU SURDOS DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA AO\r\n
      AUMENTO DA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS\r\n
      COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DAS EDIÇÕES DO EVENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID11211_10092019192548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO MONTELES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO MONTELES"
    "autor_email" => "montelesbiologo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62708
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3072
    "inscrito_id" => 11211
    "titulo" => """
      TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E INCLUSÃO DE\r\n
      PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU
      """
    "resumo" => """
      A REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS QUE INTEGREM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE\r\n
      PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É IMPORTANTE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE\r\n
      CIENTÍFICA E A SOCIEDADE. UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É O CONGRESSO\r\n
      NACIONAL EDUCAÇÃO (CONEDU), EVENTO QUE OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES DE TEMAS QUE VALORIZEM AS\r\n
      PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DO\r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU ENTRE\r\n
      OS ANOS 2014-2018. PARA ISSO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO EVENTO OS TRABALHOS QUE FAZIAM\r\n
      MENÇÃO NO SEU TÍTULO A ESSES DOIS TEMAS CONJUNTAMENTE. IDENTIFICOU-SE 51 TRABALHOS, QUE FORAM DIVIDIDOS\r\n
      NAS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTO ESCOLAR, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E\r\n
      MATERIAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, SENDO ESTA ÚLTIMA A MAIS RECORRENTE. OS TRABALHOS ANALISADOS\r\n
      INVESTIGAVAM, PREPONDERANTEMENTE, CONTEXTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA E\r\n
      BIOLOGIA PARA ALUNOS CEGOS OU SURDOS DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA AO\r\n
      AUMENTO DA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS\r\n
      COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DAS EDIÇÕES DO EVENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID11211_10092019192548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO MONTELES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO MONTELES"
    "autor_email" => "montelesbiologo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS QUE INTEGREM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É IMPORTANTE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE CIENTÍFICA E A SOCIEDADE. UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É O CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO (CONEDU), EVENTO QUE OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES DE TEMAS QUE VALORIZEM AS PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU ENTRE OS ANOS 2014-2018. PARA ISSO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO EVENTO OS TRABALHOS QUE FAZIAM MENÇÃO NO SEU TÍTULO A ESSES DOIS TEMAS CONJUNTAMENTE. IDENTIFICOU-SE 51 TRABALHOS, QUE FORAM DIVIDIDOS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTO ESCOLAR, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E MATERIAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, SENDO ESTA ÚLTIMA A MAIS RECORRENTE. OS TRABALHOS ANALISADOS INVESTIGAVAM, PREPONDERANTEMENTE, CONTEXTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA PARA ALUNOS CEGOS OU SURDOS DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA AO AUMENTO DA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DAS EDIÇÕES DO EVENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.