A EDUCAÇÃO NO CAMPO COMO QUALQUER MODALIDADE DE ENSINO, TEM A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL, SOCIAL E CULTURAL DO HOMEM CAMPONÊS. ESTA PESQUISA SE PAUTA PELAS QUESTÕES: O QUE CARACTERIZA A EDUCAÇÃO NO CAMPO NO SEU CONTEXTO HISTÓRICO? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL PARA O HOMEM DO CAMPO? E QUAIS AS PERSPECTIVAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO NO CAMPO, NO SENTIDO DO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA? OS OBJETIVOS NOS REMETEM A COMPREENDER O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS; IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A METODOLOGIA ADOTADA É A ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL E A ENTREVISTA. OS RESULTADOS NOS PERMITEM IDENTIFICAR OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, COM BASE NO APORTE TEÓRICO; COMPREENDER, À LUZ DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. ACREDITAMOS, ENTRETANTO, QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO É UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO, APESAR DOS DESAFIOS QUE AINDA NÃO FORAM SUPERADOS.