O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM REFERENCIAIS TEÓRICOS DE AUTORES QUE DISSERTAM SOBRE LETRAMENTO E NEGRITUDE. SURGIU A PARTIR DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELOS BOLSISTAS NAS TURMAS DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO PROJETO PIBID CONTA UM CONTO, QUE SE APRESENTA COMO UMA IMPORTANTE INICIATIVA DE MULTILETRAMENTO. O CONTO ESCOLHIDO ABORDA ASPECTOS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DELE, CONSIGAM PERCEBER O CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL EM QUE ESTÃO INSERIDAS. TRAZ TAMBÉM REFLEXÕES SOBRE OS CONFLITOS DA SOCIEDADE COMO UM LUGAR DE EQUIDADE, CONSTRUÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO ASSUNTO DIVERSIDADES E A VISIBILIDADE DAS DISCRIMINAÇÃO DECORRENTES. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR ESSA EXPERIÊNCIA E FAZER REFLEXÕES A PARTIR DELA. COMO RESULTADOS VIMOS CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA CULTURAL DE DEPRECIAÇÃO DA BELEZA NEGRA NO
AMBIENTE ESCOLAR, UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO DOS EDUCADORES POR TRAZER TEXTOS COM ESSA TEMÁTICA À SALA DE AULA E CONTRIBUIÇÕES SUBSTANCIAIS PARA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.