PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62213 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5682 "inscrito_id" => 7848 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS ORIENTAÇÕES QUE NORTEIAM O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FUNDAMENTAM-SE, DE MODO GERAL, NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), A QUAL FOI PRODUZIDA À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998), QUE JÁ APONTAVAM PARA A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA, PRÓXIMA À REALIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL DOS ALUNOS, DEVENDO PROMOVER O APRIMORAMENTO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL. NESSE CONTEXTO, O LIVRO DIDÁTICO (LD) CONSTITUI FERRAMENTA ESSENCIAL, POIS SE TRATA DE UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE SE PROPÕES EM TERMOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LD PORTUGUÊS LINGUAGENS, DOS AUTORES CEREJA E MAGALHÃES (2015), ADOTADO PELAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE – PB, PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, O TRABALHO PAUTOU-SE NOS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FORMULADOS POR KOCH & ELIAS (2012), GERALDI (1997) DENTRE OUTROS QUE TAMBÉM CORROBORAM PARA TRATAR DO TEMA. O RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE A ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL FEITA PELOS AUTORES NO LD EM QUESTÃO, DE MODO GERAL, BUSCA AMPLIAR A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E DISCURSIVA DOS ALUNOS, CONTUDO, É IMPORTANTE DESTACAR QUE HÁ PROPOSTAS NO MANUAL EM QUE HÁ NECESSIDADE DE O PROFESSOR AMPLIAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS, A FIM DE LEVAR O ALUNO A SE TORNAR SUJEITO CRÍTICO E ATIVO DE SUA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7848_03102019204747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "meduardaoa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62213 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5682 "inscrito_id" => 7848 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS ORIENTAÇÕES QUE NORTEIAM O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FUNDAMENTAM-SE, DE MODO GERAL, NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), A QUAL FOI PRODUZIDA À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998), QUE JÁ APONTAVAM PARA A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA, PRÓXIMA À REALIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL DOS ALUNOS, DEVENDO PROMOVER O APRIMORAMENTO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL. NESSE CONTEXTO, O LIVRO DIDÁTICO (LD) CONSTITUI FERRAMENTA ESSENCIAL, POIS SE TRATA DE UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE SE PROPÕES EM TERMOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LD PORTUGUÊS LINGUAGENS, DOS AUTORES CEREJA E MAGALHÃES (2015), ADOTADO PELAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE – PB, PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, O TRABALHO PAUTOU-SE NOS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FORMULADOS POR KOCH & ELIAS (2012), GERALDI (1997) DENTRE OUTROS QUE TAMBÉM CORROBORAM PARA TRATAR DO TEMA. O RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE A ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL FEITA PELOS AUTORES NO LD EM QUESTÃO, DE MODO GERAL, BUSCA AMPLIAR A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E DISCURSIVA DOS ALUNOS, CONTUDO, É IMPORTANTE DESTACAR QUE HÁ PROPOSTAS NO MANUAL EM QUE HÁ NECESSIDADE DE O PROFESSOR AMPLIAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS, A FIM DE LEVAR O ALUNO A SE TORNAR SUJEITO CRÍTICO E ATIVO DE SUA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7848_03102019204747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "meduardaoa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }