A EDUCAÇÃO SUPERIOR BASEIA-SE EM UM MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, EM QUE O PROFESSOR OCUPA PAPEL CENTRAL, RELEGANDO AO ALUNO O PAPEL DE EXPECTADOR. TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, MOSTRAM QUE ESTE MODELO DE ENSINO SE ENCONTRA CADA VEZ MAIS ULTRAPASSADO E DISTANTE DO PERFIL DESEJÁVEL ATUALMENTE. TORNA-SE NECESSÁRIA UMA ADEQUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO, EM QUE O ALUNO POSSA ATUAR ATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE O CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PASSE A ATUAR COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SURGEM COMO FERRAMENTAS POIS REPRESENTAM ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS DO ALUNO, DESENVOLVENDO HABILIDADES OUTRAS ALÉM DAQUELAS PURAMENTE TÉCNICAS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS, DESTACA-SE A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA (“FLIPPED CLASSROOM”). O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPARAR UMA ABORDAGEM TRADICIONAL E A ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLEICOS EM DUAS TURMAS DA DISCIPLINA IC 383 – BIOQUÍMICA PARA ÁREAS AGRÁRIAS DA UFRRJ. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E UMA AVALIAÇÃO FORMAL ACERCA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA. NÃO FORAM OBSERVADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA NOTA MÉDIA DAS TURMAS, DEMONSTRANDO QUE AMBAS AS METODOLOGIAS CONTRIBUÍRAM IGUALMENTE PARA O APRENDIZADO DO CONTEÚDO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE A ADOÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA ESTIMULOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES MUITO IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TAIS COMO: CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE, PENSAMENTO CRÍTICO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM FONTES DIVERSAS, MELHORIA DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, DENTRE OUTRAS.