A MONITORIA POSSIBILITA O AMADURECIMENTO DO ALUNO ENQUANTO DOCENTE EM FORMAÇÃO. ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NESSE TIPO DE PROGRAMA O ALUNO-MONITOR SE SENTE ESTIMULADO NA BUSCA DE CONHECIMENTOS DEVIDO ENCONTRAR A NECESSIDADE DE SUPRIR OS QUESTIONAMENTOS VINDO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA E ASSIM DETERMINA-SE A FAMILIARIZAR-SE AINDA MAIS COM O CONTEÚDO E A PRÁTICA DOCENTE. POR MEIO DA MONITORIA O DISCENTE SENTE A NECESSIDADE DE SE APERFEIÇOAR PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ENCONTRADAS NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL E PEDAGÓGICA, NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA O QUAL OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR, DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS CAXIAS, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO DISCENTE MONITOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. A PARTIR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NESSA PRÁTICA É POSSÍVEL PERCEBER A MONITORIA COMO UMA ATIVIDADE QUE INTEGRA AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE DISCENTES E DOCENTES E QUE COMPLEMENTA E ACRESCENTA A INTERAÇÃO DE AMBOS. É ONDE OCORREM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS FORTALECENDO O VÍNCULO E APROXIMANDO ALUNOS, PROFESSORES E MONITORES, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE RESULTA NUMA BOA REALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DO CRONOGRAMA PROPOSTO.