RESUMO: NA EDUCAÇÃO, OS ARTEFATOS DIGITAIS ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS INTEGRADOS AO ENSINO E OS
PROFESSORES PRECISAM ESTAR ATUALIZADOS ÀS TECNOLOGIAS, AFIM DE QUE SE CONSIGA CRIAR RELAÇÕES HORIZONTAIS
E CONSTRUTIVAS COM OS ESTUDANTES. MEDIANTE ISSO, SERÃO UTILIZADOS PARA ESTA PESQUISA AUTORES QUE TÊM
CONHECIMENTOS SOBRE AMBIENTES DIGITAIS, ALÉM DE SE ENTRELAÇAREM À EDUCAÇÃO. POR OBJETIVO, PRETENDEMOS
ANALISAR O GOOGLE DRIVE COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ALÉM DE PROPORMOS UMA DISCUSSÃO
ATRAVÉS DOS LIVROS “COMUNICAÇÃO UBÍQUA: REPERCUSSÕES NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO” (SANTAELLA,
2013), “NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA” (MORAN, 2000), “PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS (1998) E DEMAIS AUTORES. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM SISTEMA DE TRANSIÇÃO, NO QUAL
PROFESSORES AINDA ENFRENTAM DIFICULDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA E NA APLICAÇÃO DOS
CONTEÚDOS, E, EM RELAÇÃO À PLATAFORMA GOOGLE DRIVE, DEMONSTRA-SE MUITO EFICAZ AO USO NO IDIOMA, JÁ
QUE SUAS INÚMERAS FERRAMENTAS PODEM SER UTILIZADAS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DINÂMICA E ATIVA. NESSA
PERSPECTIVA, SE O ALUNO ESTIVER INTEGRADO AO MEIO TECNOLÓGICO, PODEMOS SIM CONTRIBUIR NUMA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ASSIM COMO PODEMOS REALIZAR TAL PROCESSO DE FORMA ASSERTIVA.