AS COLEÇÕES BOTÂNICAS AUXILIAM OS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO SOBRE OS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS BRIÓFITA, PTERIDÓFITA, GIMNOSPERMA E ANGIOSPERMA. ENTRE AS VÁRIAS COLEÇÕES PODEM-SE CITAR AS XILOTECAS, COLEÇÕES FLORAIS EM MEIO LÍQUIDO, SEMENTEIROS E EXSICATAS QUE DESPERTAM, POR EXEMPLO, O INTERESSE NOS ASSUNTOS DE BOTÂNICA. PENSANDO EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA SOBRE ESTA CIÊNCIA, ESTA PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS PARA FORTALECER O ENTENDIMENTO E DINAMIZAR ASSUNTOS DE BOTÂNICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO BÁSICO. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE ABORDAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADAS FORAM: 1) OFICINA SOBRE COLEÇÕES BOTÂNICAS; 2) CONFECÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE, CONSIDERANDO A ABORDAGEM DOS ASSUNTOS PERTINENTES A BOTÂNICA MEDIANTE AS COLEÇÕES BOTÂNICAS, ACREDITA-SE QUE OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DOS CONTEÚDOS DE MANEIRA DIDÁTICA E ESSE MOMENTO FOI OPORTUNO PARA ENTENDER A EFICIÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA EM CONTRIBUIR PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BOTÂNICA, E REAFIRMAR UM PENSAMENTO LÓGICO DIANTE DO QUE FOI DISCUTIDO. PORTANTO, COM A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO, OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROXIMAR DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CIÊNCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE É POSSÍVEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DIDÁTICA/ DINÂMICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS.