O PRESENTE TRABALHO TEVE O INTUITO DE OBSERVAR COMO A DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO E PRÁTICA SOCIAL, OFERTADAS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ INFLUENCIAM DE MODO SIGNIFICATIVO OS MODOS DE SER E DE SE SUBJETIVAR, RESIGNIFICANDO ATRÁVES DE SUAS HISTÓRIAS E PROJETOS DE VIDA. PERCEBE-SE QUE DIANTE DESTE CONTATO COM PROCESSOS DE AUTOCONHECIMENTO E PROJETOS DE VIDA, OS ALUNOS ENTRAM EM UMA REFLEXÃO CRÍTICA QUE OS LEVA A TOMAR CONSCIÊNCIA DAS INFLUÊNCIAS QUE OS ATRAVESSAM NESSE MOMENTO DE SEU DESENVOLVIMENTO. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR E PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA E COMO ESTES SE DESENVOLVEM EM TORNO DA PERSONALIDADE DE CADA SUJEITO, BUSCANDO UMA VISÃO TELEOLÓGICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE PERPASSA CONVICÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E TAMBÉM HISTÓRICAS, CHEGANDO ENTÃO A UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA VIDA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATUANDO DE MANEIRA MÚLTIPLA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, CONSTRUINDO SIGNIFICADO E ORIENTANDO INDIVÍDUOS ATRAVÉS DA REFLEXÃO DE SEUS PROJETOS DE VIDA DE MODO DIALÉTICO.