ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A ANÁLISE ACERCA DA VISÃO DOCENTE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS NOVOS FORMATOS DE FAMÍLIA E DE QUE FORMA VEM SE CONFIGURANDO NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO O PROBLEMA QUE NORTEOU A PESQUISA FOI: DE QUE MANEIRA A ESCOLA TEM ABORDADO AS QUESTÕES DOS NOVOS FORMATOS DE FAMÍLIA NO ESPAÇO PEDAGÓGICO? AS TEORIAS ABORDADAS NESTE ARTIGO ESTÃO ANCORADAS EM ESTUDOS DE PAULO FREIRE (2004), ANDRÉ CARVALHO (1987), SANDRA DEDESCHI (2011) ENTRE OUTROS, EMBASADAS EM MOMENTOS DE REFLEXÕES ACERCA DAS COMPOSIÇÕES FAMILIARES, A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA E QUAL O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE À DIVERSIDADE EXISTENTE SOBRE A TEMÁTICA. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BUSCARAM-SE APARATOS HISTÓRICOS, CONCEITOS E LEIS QUE AMPARAM AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA NO ESPAÇO ESCOLAR E COMO OCORRERAM AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DOS TEMPOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR – EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PONTA GROSSA – QUAIS OS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES PARA QUE SEJA ABORDADA A DIVERSIDADE FAMILIAR NO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA APRESENTA CARÁTER EXPLORATÓRIO; EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, CLASSIFICA-SE COMO QUALIQUANTITATIVA. FORAM ENTREGUES QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE AMBAS AS ESCOLAS, COM O INTUITO DE COLETAR INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O ENRIQUECIMENTO DA PESQUISA E ANALISAR SE ESSAS INSTITUIÇÕES POSSUEM PROJETOS QUE ENFATIZEM O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E À DIVERSIDADE FAMILIAR.