O ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL PERMITE CONHECER AS ATITUDES E VALORES QUE CADA INDIVÍDUO DISPÕE SOBRE O AMBIENTE E SEUS RECURSOS. ISSO PERMITE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PAUTADAS NA REFLEXÃO SOBRE ESSAS ATITUDES E VALORES, PROPICIANDO AO EDUCADOR E EDUCANDO APRENDER E TRAÇAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS ENFRENTADAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A ÁGUA DE ALUNOS DE 6º ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL FAUSTINO DE ALBUQUERQUE, FORTALEZA, CEARÁ. APLICOU-SE QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM QUESTÕES FECHADAS SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA ÁGUA. NOTOU-SE QUE OS ALUNOS PRECISAM COMPREENDER MELHOR SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA, COMO EVITAR SEU DESPERDÍCIO E O PAPEL DO PODER PÚBLICO NESSE CONTEXTO. DESTA FORMA, SUGERE-SE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENQUANTO INSTRUMENTO QUE POSSA CONDUZIR ESSES ALUNOS NA RENOVAÇÃO DE SUAS PERSPECTIVAS, FAZENDO-OS OLHAR COM UMA OUTRA LENTE AS MESMAS SITUAÇÕES E PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ANTES OBSERVADAS.