O PLANEJAMENTO NOS POSSIBILITA TER UMA VISÃO EM RELAÇÃO AO NOSSO CONTEXTO E AS NOSSAS AÇÕES, POIS,
QUANDO PLANEJAMOS CONSTRUÍMOS MENTALMENTE O QUE QUEREMOS ALCANÇAR E COMO TRABALHAREMOS PARA QUE
REALIZE CONFORME PLANEJADO. ESTE ATO NOS PERMITE TER UMA VISÃO AMPLA DA NOSSA ATUAÇÃO COMO TAMBÉM
O ESTUDO DE NOVAS ABORDAGENS PARA MELHOR ATENDER A NOSSA NECESSIDADE. NESTE TRABALHO, BUSCAMOS
FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR, PARA QUE EVIDENCIEMOS A SUA
IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO COTIDIANO E NOSSA ATUAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO SERÁ DIVIDIDO EM
PLANO DA ESCOLA, PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA, QUE NADA MAIS É, FORMAS DIFERENCIADA DE
PLANEJAMENTOS UTILIZADAS NAS ESCOLA. CADA SEÇÃO, SERÁ EXPLICADA SEPARADAMENTE, SENDO ELES: O PLANO DA
ESCOLA, QUE É UMA VISÃO GLOBAL SOBRE O FUNCIONAMENTO INSTITUCIONAL, É UM DOCUMENTO DEMOCRÁTICO
CONSTRUÍDO EM CONJUNTO COM O CORPO DOCENTE. NO PLANO DE ENSINO, É POSTO O ROTEIRO QUE OS PROFESSORES
SE UTILIZARAM PARA APLICAR DURANTE TODO O SEMESTRE E/OU ANO LETIVO, SENDO MAIS DETALHADO DO QUE O
PLANO DE AULA. ESTE POR SUA VEZ, TRATA-SE DO PLANEJAMENTO SEMANAL, NO QUAL O PROFESSOR IRÁ DETALHAR A
FORMA QUE IRÁ TRABALHAR EM SALA DE AULA, NELE SERÁ POSTO OS CONTEÚDOS E SUA DURAÇÃO. COMO APARATO
TEÓRICO, UTILIZAREMOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICA DO AUTOR LIBÂNEO, COMO TAMBÉM DOS ESTUDIOSOS GAMA E
FIGUEIREDO, FONSECA, VASCONCELLOS, CÓRDOVA E SCHEWTSCHIK. PARA QUE OS RESULTADOS FOSSEM POSSÍVEIS,
UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL POSSIBILITOU TER UM OLHAR AMPLO EM RELAÇÃO A TEMÁTICA.