O USO ESTRATÉGICO DA MÍDIA CRIA UMA SENSAÇÃO DE PROXIMIDADE ENTRE A COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE LOCAL, SENDO QUE O PROCESSO REAL DE DELIBERAÇÃO TRANSCORRA MEDIANTE AO DESEJO DE SER PROTAGONISTA DESTAS ARTICULAÇÕES A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO COM VERACIDADE E ÉTICA, ASSINALANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES AO BEM-COLETIVO COMO UM CAMINHO CAPAZ DE GERAR UMA COESÃO POLÍTICA E CULTURAL INTERNA DA ESCOLA. ASSIM, A FINALIDADE DESTE TRABALHO FOI ELEGER UMA IMPRENSA JUVENIL, NA PERSPECTIVA DA PROPAGAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR INTERMÉDIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS DE FORMA ESTRUTURADA, CONSCIENTE E DEMOCRÁTICA. ESTA PESQUISA RELATA A APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA CONSIDERANDO A PROMOÇÃO DA LIDERANÇA ESTUDANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ORALIDADE E POSTURA. AS PARCERIAS FORMALIZADAS QUE COLABORARAM NO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS 22 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA, COMERCIO E MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, FORAM OS PROFISSIONAIS. A PRÁTICA EDUCATIVA APRESENTADA INDUZ A REPLICABILIDADE, POSSIBILITANDO UMA PERSPECTIVA CIENTIFICA DIFERENCIADA, SEJA PARA UMA METODOLOGIA INTEGRADA OU DE FATO A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DIANTE DA CRITICIDADE, DO PENSAMENTO NÃO LINEAR, DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO CONTEXTO REAL DOS ESTUDANTES PROTAGONISTAS.