SÍNDROME DE DOWN É UMA LIMITAÇÃO QUE IMPÕE MÚLTIPLOS DESAFIOS NÃO APENAS PARA A CRIANÇA MAS TAMBÉM A TODOS OS SEUS FAMILIARES. A SÍNDROME DE DOWN OCORRE POR CONTA DE UMA DESORDEM CROMOSSÔMICA, QUE RESULTA NA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21, TENDO COMO FATOR DE RISCO PREDOMINANTE A IDADE MATERNA AVANÇADA, GERALMENTE, ACIMA DE 35 ANOS. A EDUCAÇÃO DESTAS CRIANÇAS PASSOU A SER OBRIGATÓRIA A PARTIR DA LDB 9.393/96, NO QUAL GARANTE A TODOS O DIREITO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO. PORÉM, EMBORA SEJA MUITO DISCUTIDA, NOTA-SE QUE AINDA HÁ DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO DESTES ALUNOS, SEJA PELO DESPREPARO DOS PROFESSORES OU PELA FALTA DE ESTRUTURA DA ESCOLA. POR CONTA DE SUA DIFICULDADE INTELECTUAL O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TORNA-SE COMPROMETIDO DIFICULTANDO A CONCENTRAÇÃO E COM ISSO O PROCESSO É MAIS DEMORADO. POR ISSO É PRECISO QUE O PROFESSOR TENHA MELHOR PREPARO PARA INTEGRAR E AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DOWN NA ESCOLA. PARA QUE HAJA DE FATO UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA É ESSENCIAL QUE O PROFISSIONAL CONHEÇA OS MÉTODOS QUE CONTRIBUIRÃO PARA QUE O ALUNO SE ADAPTE E ADQUIRA CONHECIMENTO, TORNANDO INDISPENSÁVEL A DISCUSSÃO A RESPEITO DA TEMÁTICA. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SERÁ ANALISADO COMO OCORRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS.