O IDEAL DE PRINCESAS PRESENTES NA LITERATURA REFORÇA OS PADRÕES DE BELEZA, COMPORTAMENTOS E O LUGAR QUE A MULHER DEVE OCUPAR NA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO BUSCOU REFLETIR SOBRE AS CONCEPÇÕES E ESTEREÓTIPOS ESTABELECIDOS COMO IDEAL NOS CONTOS DE FADAS, QUE PERMEIAM A VIDA DO (A) ESTUDANTE NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE -PE. O OBJETIVO GERAL, DESCONSTRUIR PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE FEMININA. NUM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO, BUSCAMOS ENTENDER QUE OS GÊNEROS SÃO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, DEBATER A NARRATIVA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E POR FIM, PRODUZIR UM TEXTO COLETIVO SOBRE A ANÁLISE DO LIVRO DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DE CADA UM. O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO ADOTADO FOI BASEADO NAS IDEIAS DE AMARILHA (1997) APRESENTADAS NO SEU LIVRO “ESTÃO MORTAS AS FADAS? LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA PEDAGÓGICA”. A PESQUISA BASEOU-SE NO MÉTODO QUALITATIVO DE MINAYO (2007), QUE DESLUMBRA A CAPACIDADE DE ENTENDER OS FENÔMENOS QUE NOS AJUDA A ENTENDER A DINÂMICA SOCIAL, EM TODAS SUAS ESFERAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, NOS PERMITINDO OBSERVAR UMA REAL REFLEXÃO DOS DISCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E COMO A CONCEPÇÃO DE IDEAL PARA UM DETERMINADO GRUPO DA SOCIEDADE PODE INTERFERIR NA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO.