A ACESSIBILIDADE SIGNIFICA DAR CONDIÇÕES E POSSIBILITAR A TODOS, SEGURANÇA, AUTONOMIA E GARANTIA DE DIREITOS. LOGO, É UMA DAS QUESTÕES CENTRAIS PARA O PLENO EXERCÍCIO DE CIDADANIA PELAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, SENDO CONSIDERADO UM TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA DIANTE DOS AGENTES SOCIAIS, PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SOCIAL. É IMPORTANTE PERMITIR A ACESSIBILIDADE AOS TRANSEUNTES COM MOBILIDADE REDUZIDA PARA UM TRÂNSITO LIVRE DE OBSTÁCULOS, OU SEJA, SEM BARREIRAS FÍSICAS, COMUNICACIONAIS E ATITUDINAIS. PORTANTO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CHAMAR ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA BRASILEIRA DA ABNT, NBR 9050/2015, QUE POSSUI OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ADEQUAÇÃO DE PROJETOS ENVOLVENDO O QUESITO ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTACANDO ALGUNS PONTOS EXCLUSIVOS DA NBR 9050/2015, QUE SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO WC, PORTAS E RAMPAS DE ACESSO, ILUSTRANDO AS PROPORÇÕES E ESPECIFICIDADES DOS MESMOS, PARA SUA INSTALAÇÃO OU ADEQUAÇÃO CORRETA E COM ISSO FACILITAR O ACESSO E INCLUSÃO DE TODOS. E DESSA FORMA, CONSEGUIR PASSAR O QUANTO É IMPORTANTE A IMPLANTAÇÃO DA NORMA NBR9050/2015, EM TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS, COM ÊNFASE PARA A REDE DE ENSINO, DIMINUINDO ASSIM OS DESAFIOS EXISTENTES, A PARTIR DA ADEQUAÇÃO DOS ELEMENTOS DEFICIENTES DE ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE SEGUIR A NORMA, LEIS E DIRETRIZES REFERENTES À ACESSIBILIDADE E CONSTRUÇÃO DAS ÁREAS DE ACESSO NAS REDES DE ENSINO SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AUTONOMIA E DIGNIDADE DAS PESSOAS QUE POSSUEM ALGUMA DEFICIÊNCIA.