A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA ABNT NBR 9050/2015 NO AMBIENTE ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58432 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4984 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA ABNT NBR 9050/2015 NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A ACESSIBILIDADE SIGNIFICA DAR CONDIÇÕES E POSSIBILITAR A TODOS, SEGURANÇA, AUTONOMIA E GARANTIA DE DIREITOS. LOGO, É UMA DAS QUESTÕES CENTRAIS PARA O PLENO EXERCÍCIO DE CIDADANIA PELAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, SENDO CONSIDERADO UM TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA DIANTE DOS AGENTES SOCIAIS, PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SOCIAL. É IMPORTANTE PERMITIR A ACESSIBILIDADE AOS TRANSEUNTES COM MOBILIDADE REDUZIDA PARA UM TRÂNSITO LIVRE DE OBSTÁCULOS, OU SEJA, SEM BARREIRAS FÍSICAS, COMUNICACIONAIS E ATITUDINAIS. PORTANTO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CHAMAR ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA BRASILEIRA DA ABNT, NBR 9050/2015, QUE POSSUI OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ADEQUAÇÃO DE PROJETOS ENVOLVENDO O QUESITO ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTACANDO ALGUNS PONTOS EXCLUSIVOS DA NBR 9050/2015, QUE SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO WC, PORTAS E RAMPAS DE ACESSO, ILUSTRANDO AS PROPORÇÕES E ESPECIFICIDADES DOS MESMOS, PARA SUA INSTALAÇÃO OU ADEQUAÇÃO CORRETA E COM ISSO FACILITAR O ACESSO E INCLUSÃO DE TODOS. E DESSA FORMA, CONSEGUIR PASSAR O QUANTO É IMPORTANTE A IMPLANTAÇÃO DA NORMA NBR9050/2015, EM TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS, COM ÊNFASE PARA A REDE DE ENSINO, DIMINUINDO ASSIM OS DESAFIOS EXISTENTES, A PARTIR DA ADEQUAÇÃO DOS ELEMENTOS DEFICIENTES DE ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE SEGUIR A NORMA, LEIS E DIRETRIZES REFERENTES À ACESSIBILIDADE E CONSTRUÇÃO DAS ÁREAS DE ACESSO NAS REDES DE ENSINO SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AUTONOMIA E DIGNIDADE DAS PESSOAS QUE POSSUEM ALGUMA DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NBR 9050, ACESSIBILIDADE, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID11402_29092019115331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CARLY DE FARIAS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "CAMPOS" "autor_email" => "patriciacarly@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58432 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4984 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA ABNT NBR 9050/2015 NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A ACESSIBILIDADE SIGNIFICA DAR CONDIÇÕES E POSSIBILITAR A TODOS, SEGURANÇA, AUTONOMIA E GARANTIA DE DIREITOS. LOGO, É UMA DAS QUESTÕES CENTRAIS PARA O PLENO EXERCÍCIO DE CIDADANIA PELAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, SENDO CONSIDERADO UM TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA DIANTE DOS AGENTES SOCIAIS, PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SOCIAL. É IMPORTANTE PERMITIR A ACESSIBILIDADE AOS TRANSEUNTES COM MOBILIDADE REDUZIDA PARA UM TRÂNSITO LIVRE DE OBSTÁCULOS, OU SEJA, SEM BARREIRAS FÍSICAS, COMUNICACIONAIS E ATITUDINAIS. PORTANTO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CHAMAR ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA BRASILEIRA DA ABNT, NBR 9050/2015, QUE POSSUI OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ADEQUAÇÃO DE PROJETOS ENVOLVENDO O QUESITO ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTACANDO ALGUNS PONTOS EXCLUSIVOS DA NBR 9050/2015, QUE SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS PARA FACILITAR O ACESSO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO WC, PORTAS E RAMPAS DE ACESSO, ILUSTRANDO AS PROPORÇÕES E ESPECIFICIDADES DOS MESMOS, PARA SUA INSTALAÇÃO OU ADEQUAÇÃO CORRETA E COM ISSO FACILITAR O ACESSO E INCLUSÃO DE TODOS. E DESSA FORMA, CONSEGUIR PASSAR O QUANTO É IMPORTANTE A IMPLANTAÇÃO DA NORMA NBR9050/2015, EM TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS, COM ÊNFASE PARA A REDE DE ENSINO, DIMINUINDO ASSIM OS DESAFIOS EXISTENTES, A PARTIR DA ADEQUAÇÃO DOS ELEMENTOS DEFICIENTES DE ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE SEGUIR A NORMA, LEIS E DIRETRIZES REFERENTES À ACESSIBILIDADE E CONSTRUÇÃO DAS ÁREAS DE ACESSO NAS REDES DE ENSINO SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AUTONOMIA E DIGNIDADE DAS PESSOAS QUE POSSUEM ALGUMA DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NBR 9050, ACESSIBILIDADE, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID11402_29092019115331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CARLY DE FARIAS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "CAMPOS" "autor_email" => "patriciacarly@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }