OBJETIVOU-SE, NESTE ESTUDO, DESCREVER AS AULAS PRÁTICAS REALIZADAS PELOS ALUNOS NA PRÓPRIA ESCOLA, DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA, USANDO ESPAÇOS FORA DA SALA DE AULA. COMO METODOLOGIA, SE USOU O ESTUDO DE CASO DESCRITIVO, CUJAS ATIVIDADES FORAM RELATADAS E DESCRITAS CONFORME ACONTECERAM, TENDO OS ALUNOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, COMO PROTAGONISTAS. FORAM RELATADAS AULAS, CONTEÚDOS EM MOMENTOS DISTINTOS. NAS AULAS DO PRIMEIRO ANO, OS ALUNOS PRODUZIRAM MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES (ANIMAL E VEGETAL) E DE MOLÉCULAS DE DNA E RNA. NA AULA COM O SEGUNDO ANO, FORAM REALIZADAS COLETAS NA PRÓPRIA ESCOLA DE ESPÉCIES QUE REPRESENTAVAM ALGUMA CLASSE DE ARTRÓPODES. DURANTE AS AULAS E A PRODUÇÃO DOS MODELOS E DA COLETA DAS ESPÉCIES, FOI POSSÍVEL PERCEBER A INTERAÇÃO DOS ALUNOS E A BUSCA POR RESOLVER QUESTIONAMENTOS QUE FORAM INSTIGADOS PELO PROFESSOR, O QUE FORTALECE A NECESSIDADE DE INSERIR ESTRATÉGIAS DIFERENTES E MOTIVADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, PODE-SE CONCLUIR QUE A ESCOLA TEM ESPAÇOS PROPÍCIOS PARA DESEMPENHAR METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS E INSERIR O ALUNO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO.