A EDUCAÇÃO É UMA DAS INSTÂNCIAS MAIS IMPORTANTES NO CONTEXTO SOCIAL, POIS PODE INTERVIR E CONTRIBUIR À SUA CONSERVAÇÃO OU MUDANÇA. O ATO DE AVALIAR, NESSA PERSPECTIVA, ASSUME POSICIONAMENTO INDISPENSÁVEL À CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO, POIS É O MESMO QUE PERMITE A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO, ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, OU A MERA CLASSIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS ATRELADO ÀS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA EM 2019, FOI PAUTADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O CONTEXTO SOCIAL DOS SERES HUMANOS INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POIS PODE AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE CAPITAL CULTURAL DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ESSES TENHAM VANTAGENS OU DESVANTAGENS INICIAIS QUE SE PROLOGAM DURANTE TODO O PERCURSO FORMATIVO. AS AVALIAÇÕES, ENFIM, CONTRIBUEM À CONSERVAÇÃO SOCIAL, SE POSICIONANDO COMO CLASSIFICATÓRIAS E PUNITIVAS. CONTUDO, PODEM CONTRIBUIR À TRANSFORMAÇÃO SENDO DIAGNÓSTICAS E FORMATIVAS E, CONSEQUENTEMENTE, FAZENDO O ALUNO ELABORAR O SENSO CRÍTICO E A EMANCIPAÇÃO, POR MEIO DA FORMAÇÃO HUMANA. NESTE SENTIDO, AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES CONTRIBUEM À FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL DOS SUJEITOS E, ASSIM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR PRECISA ASSUMIR O SEU PAPEL DE DIRECIONAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE, OPONDO-SE AO SISTEMA DE MENSURAÇÃO ESTABELECIDO POR PROVAS E TESTES PADRONIZADOS.