ESTA PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ORAL E ESCRITA, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO EM MEIO ÀS PRÁTICAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. VISA TAMBÉM, IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DA LINGUAGEM, PERCEBENDO O LETRAMENTO ENQUANTO FONTE NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, E DA NECESSIDADE DAS CRIANÇAS EM UTILIZAREM A LINGUAGEM PARA COMUNICAÇÃO, ENFOCAREMOS AS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ENQUANTO MEIOS EFICAZES, NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NESTA ETAPA EDUCATIVA. PARA FACILITAR ESSE TRABALHO E ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS FOI NECESSÁRIO REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM FOCO NOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA. O ESTUDO TEVE COMO REFERÊNCIA, TEÓRICOS QUE DEFENDEM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DO USO DE TEXTOS PEQUENOS, VIVÊNCIAS E SITUAÇÕES PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. A LEITURA E A ESCRITA NÃO PODEM SER CONSIDERADAS ATIVIDADES ISOLADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESTES DOIS PROCESSOS GRÁFICOS FAZEM PARTE DA EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM QUE SE INICIA LOGO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA DA CRIANÇA. A PESQUISA POSSUI COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE KLEIMAN (2005), OLIVEIRA (2009), PIAGET (2002), BRASIL (1998), SOLÉ (2003), ENTRE OUTROS.