O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
(PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL
DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE. TRATA-SE DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA,
MATEMÁTICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E QUÍMICA, ABRANGENDO OS CAMPUS DE
ARACATI, BATURITÉ, BOA VIAGEM, CRATEÚS, CEDRO, CANINDÉ, FORTALEZA, IGUATU, JUAZEIRO DO NORTE,
TIANGUÁ, UMIRIM E QUIXADÁ. A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PARA OS
EDUCAÇÃO BÁSICA, TEM SIDO ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES, DENTRE AS QUAIS, A PRÁTICA DOCENTE
ESTABELECIDA UNICAMENTE NOS ESTÁGIOS FINAIS DOS CURSOS, EM SUA MAIORIA. NESSE SENTIDO,
PROGRAMAS COMO O PIBID, NOS INSTIGA A REFLETIR SOBRE SEU PAPEL NA QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO E
NA CONSTRUÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO MAIS CAPACITADOS PARA ATUAREM EM SEU CONTEXTO LOCAL.
O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUALI-QUANTITATIVOS,
UTILIZANDO OS MÉTODOS DO ESTUDO DE CASO, RECORRENDO AO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E À
UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, APLICADOS A 60 LICENCIANDOS.
OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROGRAMA SE CONFIGURA COMO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO E
VIVÊNCIA DA MAIORIA DOS DISCENTES COM O COTIDIANO ESCOLAR E COM A PRÁTICA DOCENTE. CONSTATOUSE
QUE OS DISCENTES PIBIDIANOS CONSIDERAM DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA A APROXIMAÇÃO DOS
DISCENTES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PROPICIADAS PELO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE SABERES E
CONHECIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.