DESDE O FINAL DO SÉCULO XX, VÊM SE INTENSIFICANDO OS DEBATES SOBRE O PAPEL DA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. SENDO ASSIM, APREGOA-SE QUE, ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, DEVEM-SE PREOCUPAR EM FORMAR O SUJEITO NA SUA COMPLEXIDADE HUMANA. PARA TANTO, OS INDIVÍDUOS PRECISAM CONHECER MAIS E MELHOR DA PRÓPRIA CONDIÇÃO HUMANA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE CONDIÇÃO HUMANA CONSTRUÍDA NA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, NO CURSO DE ENFERMAGEM. TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DO TIPO EXPLICATIVA, QUE UTILIZA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICAS PARA A COLETA DOS DADOS. CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE QUATRO PROFESSORES-ENFERMEIROS. PARA A SUA ANÁLISE, REALIZOU-SE DIÁLOGO ENTRE AS FALAS DOS PARTICIPANTES E OS TEÓRICOS QUE SE REPORTAM PARA ESSA TEMÁTICA. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE CADA ENTREVISTADO APRESENTA, TANTO NOS DEPOIMENTOS BEM COMO NO QUOTIDIANO DA SALA DE AULA, UMA CONCEPÇÃO DISTINTA SOBRE O SER HUMANO, PORÉM TÊM, EM COMUM, O FATO DE COMPREENDEREM O SER HUMANO PARA ALÉM DO ÂMBITO BIOLÓGICO OU APENAS NA DIMENSÃO RACIONAL, VALORIZANDO A SUBJETIVIDADE, AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS E A SINGULARIDADE DA HISTÓRIA DE CADA INDIVÍDUO. ACREDITA-SE QUE ESSA SITUAÇÃO CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS DESPERTEM PARA A PRODUÇÃO DE UM CUIDADO EM SAÚDE HUMANIZADO. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ALUNO E PROFESSOR, ALÉM DE FAVORECER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, TAMBÉM PROPICIA O ENSINO E O APRENDIZADO DE SABERES E FAZERES ÉTICO-HUMANÍSTICOS.