REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO CURSO DE ENFERMAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62412 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 9913 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO CURSO DE ENFERMAGEM" "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XX, VÊM SE INTENSIFICANDO OS DEBATES SOBRE O PAPEL DA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. SENDO ASSIM, APREGOA-SE QUE, ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, DEVEM-SE PREOCUPAR EM FORMAR O SUJEITO NA SUA COMPLEXIDADE HUMANA. PARA TANTO, OS INDIVÍDUOS PRECISAM CONHECER MAIS E MELHOR DA PRÓPRIA CONDIÇÃO HUMANA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE CONDIÇÃO HUMANA CONSTRUÍDA NA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, NO CURSO DE ENFERMAGEM. TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DO TIPO EXPLICATIVA, QUE UTILIZA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICAS PARA A COLETA DOS DADOS. CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE QUATRO PROFESSORES-ENFERMEIROS. PARA A SUA ANÁLISE, REALIZOU-SE DIÁLOGO ENTRE AS FALAS DOS PARTICIPANTES E OS TEÓRICOS QUE SE REPORTAM PARA ESSA TEMÁTICA. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE CADA ENTREVISTADO APRESENTA, TANTO NOS DEPOIMENTOS BEM COMO NO QUOTIDIANO DA SALA DE AULA, UMA CONCEPÇÃO DISTINTA SOBRE O SER HUMANO, PORÉM TÊM, EM COMUM, O FATO DE COMPREENDEREM O SER HUMANO PARA ALÉM DO ÂMBITO BIOLÓGICO OU APENAS NA DIMENSÃO RACIONAL, VALORIZANDO A SUBJETIVIDADE, AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS E A SINGULARIDADE DA HISTÓRIA DE CADA INDIVÍDUO. ACREDITA-SE QUE ESSA SITUAÇÃO CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS DESPERTEM PARA A PRODUÇÃO DE UM CUIDADO EM SAÚDE HUMANIZADO. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ALUNO E PROFESSOR, ALÉM DE FAVORECER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, TAMBÉM PROPICIA O ENSINO E O APRENDIZADO DE SABERES E FAZERES ÉTICO-HUMANÍSTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONDIÇÃO HUMANA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID9913_15082019183110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62412 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 9913 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO CURSO DE ENFERMAGEM" "resumo" => "DESDE O FINAL DO SÉCULO XX, VÊM SE INTENSIFICANDO OS DEBATES SOBRE O PAPEL DA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. SENDO ASSIM, APREGOA-SE QUE, ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, DEVEM-SE PREOCUPAR EM FORMAR O SUJEITO NA SUA COMPLEXIDADE HUMANA. PARA TANTO, OS INDIVÍDUOS PRECISAM CONHECER MAIS E MELHOR DA PRÓPRIA CONDIÇÃO HUMANA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE CONDIÇÃO HUMANA CONSTRUÍDA NA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, NO CURSO DE ENFERMAGEM. TRATA-SE DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DO TIPO EXPLICATIVA, QUE UTILIZA A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICAS PARA A COLETA DOS DADOS. CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE QUATRO PROFESSORES-ENFERMEIROS. PARA A SUA ANÁLISE, REALIZOU-SE DIÁLOGO ENTRE AS FALAS DOS PARTICIPANTES E OS TEÓRICOS QUE SE REPORTAM PARA ESSA TEMÁTICA. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE CADA ENTREVISTADO APRESENTA, TANTO NOS DEPOIMENTOS BEM COMO NO QUOTIDIANO DA SALA DE AULA, UMA CONCEPÇÃO DISTINTA SOBRE O SER HUMANO, PORÉM TÊM, EM COMUM, O FATO DE COMPREENDEREM O SER HUMANO PARA ALÉM DO ÂMBITO BIOLÓGICO OU APENAS NA DIMENSÃO RACIONAL, VALORIZANDO A SUBJETIVIDADE, AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS E A SINGULARIDADE DA HISTÓRIA DE CADA INDIVÍDUO. ACREDITA-SE QUE ESSA SITUAÇÃO CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS DESPERTEM PARA A PRODUÇÃO DE UM CUIDADO EM SAÚDE HUMANIZADO. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ALUNO E PROFESSOR, ALÉM DE FAVORECER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, TAMBÉM PROPICIA O ENSINO E O APRENDIZADO DE SABERES E FAZERES ÉTICO-HUMANÍSTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONDIÇÃO HUMANA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID9913_15082019183110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }