O APRENDIZADO DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS RELACIONADAS À ESTRUTURAS DAS EDIFICAÇÕES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEM SIDO UM VERDADEIRO DESAFIO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. É COM FREQUÊNCIA QUE SE NOTA O DESINTERESSE DOS ALUNOS POR ESSAS DISCIPLINAS OU MESMO A INCAPACIDADE DE APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS REALIDADES PROJETUAIS. ESSA COMUNICAÇÃO PRETENDE INVESTIGAR A EXPERIÊNCIA DA ADOÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO SOLUÇÃO PARA TAL IMPASSE, ADOTADA PELAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO NUMA TURMA DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. ALÉM DE RELATAR TAL EXPERIÊNCIA TAMBÉM UTILIZOU-SE DO RELATO PESSOAL DAS DOCENTES, MOSTRANDO SUAS PERCEPÇÕES A PARTIR DE UM COMPARATIVO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA TURMA E DAS ANTIGAS FORMADAS PELO MÉTODO TRADICIONAL. ALÉM DISSO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PRÓPRIOS ALUNOS E CONSIDERADA ESTA PERCEPÇÃO. O RESULTADO DEMONSTRA UM CAMINHO BASTANTE FRUTÍFERO PARA O APRENDIZADO, PRINCIPALMENTE EM CURSOS ONDE EXISTE UMA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA COM MODELOS DE INTERDISCIPLINARIDADE JÁ ADOTADOS NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO, COMO POR EXEMPLO, OS ATELIÊS, ONDE OS PROFESSORES DAS VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO ENCONTRAM-SE AO MESMO TEMPO PARA DISCUTIR UM MESMO PROJETO, OU MESMO, COM AS DIFICULDADES EXISTENTES COM A IMPLANTAÇÃO DE CANTEIROS EXPERIMENTAIS.