A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO DE APRENDIZADO NAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58023 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4823 "inscrito_id" => 12803 "titulo" => "A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO DE APRENDIZADO NAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO" "resumo" => "O APRENDIZADO DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS RELACIONADAS À ESTRUTURAS DAS EDIFICAÇÕES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEM SIDO UM VERDADEIRO DESAFIO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. É COM FREQUÊNCIA QUE SE NOTA O DESINTERESSE DOS ALUNOS POR ESSAS DISCIPLINAS OU MESMO A INCAPACIDADE DE APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS REALIDADES PROJETUAIS. ESSA COMUNICAÇÃO PRETENDE INVESTIGAR A EXPERIÊNCIA DA ADOÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO SOLUÇÃO PARA TAL IMPASSE, ADOTADA PELAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO NUMA TURMA DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. ALÉM DE RELATAR TAL EXPERIÊNCIA TAMBÉM UTILIZOU-SE DO RELATO PESSOAL DAS DOCENTES, MOSTRANDO SUAS PERCEPÇÕES A PARTIR DE UM COMPARATIVO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA TURMA E DAS ANTIGAS FORMADAS PELO MÉTODO TRADICIONAL. ALÉM DISSO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PRÓPRIOS ALUNOS E CONSIDERADA ESTA PERCEPÇÃO. O RESULTADO DEMONSTRA UM CAMINHO BASTANTE FRUTÍFERO PARA O APRENDIZADO, PRINCIPALMENTE EM CURSOS ONDE EXISTE UMA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA COM MODELOS DE INTERDISCIPLINARIDADE JÁ ADOTADOS NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO, COMO POR EXEMPLO, OS ATELIÊS, ONDE OS PROFESSORES DAS VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO ENCONTRAM-SE AO MESMO TEMPO PARA DISCUTIR UM MESMO PROJETO, OU MESMO, COM AS DIFICULDADES EXISTENTES COM A IMPLANTAÇÃO DE CANTEIROS EXPERIMENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ARCO DE MAGUEREZ, TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO, SISTEMAS ESTRUTURAIS, SISTEMAS ESTRUTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12803_26092019233112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA BERNARDO DE FARIA PANAINO" "autor_nome_curto" => "BRUNNA PANAINO" "autor_email" => "brunna.panaino@ucb.org.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58023 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4823 "inscrito_id" => 12803 "titulo" => "A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO DE APRENDIZADO NAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO" "resumo" => "O APRENDIZADO DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS RELACIONADAS À ESTRUTURAS DAS EDIFICAÇÕES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEM SIDO UM VERDADEIRO DESAFIO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. É COM FREQUÊNCIA QUE SE NOTA O DESINTERESSE DOS ALUNOS POR ESSAS DISCIPLINAS OU MESMO A INCAPACIDADE DE APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS REALIDADES PROJETUAIS. ESSA COMUNICAÇÃO PRETENDE INVESTIGAR A EXPERIÊNCIA DA ADOÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO SOLUÇÃO PARA TAL IMPASSE, ADOTADA PELAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO NUMA TURMA DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. ALÉM DE RELATAR TAL EXPERIÊNCIA TAMBÉM UTILIZOU-SE DO RELATO PESSOAL DAS DOCENTES, MOSTRANDO SUAS PERCEPÇÕES A PARTIR DE UM COMPARATIVO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA TURMA E DAS ANTIGAS FORMADAS PELO MÉTODO TRADICIONAL. ALÉM DISSO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PRÓPRIOS ALUNOS E CONSIDERADA ESTA PERCEPÇÃO. O RESULTADO DEMONSTRA UM CAMINHO BASTANTE FRUTÍFERO PARA O APRENDIZADO, PRINCIPALMENTE EM CURSOS ONDE EXISTE UMA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA COM MODELOS DE INTERDISCIPLINARIDADE JÁ ADOTADOS NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO, COMO POR EXEMPLO, OS ATELIÊS, ONDE OS PROFESSORES DAS VÁRIAS ÁREAS DE ATUAÇÃO ENCONTRAM-SE AO MESMO TEMPO PARA DISCUTIR UM MESMO PROJETO, OU MESMO, COM AS DIFICULDADES EXISTENTES COM A IMPLANTAÇÃO DE CANTEIROS EXPERIMENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ARCO DE MAGUEREZ, TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO, SISTEMAS ESTRUTURAIS, SISTEMAS ESTRUTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12803_26092019233112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA BERNARDO DE FARIA PANAINO" "autor_nome_curto" => "BRUNNA PANAINO" "autor_email" => "brunna.panaino@ucb.org.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }