ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ZONA RURAL DO AGRESTE SERGIPANO, ONDE OCORREU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS ALUNOS, COM INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ALGUNS NO PRIMEIRO EMPREGO. ESTE PROJETO SE JUSTIFICA PELO SEU RESULTADO, ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK, FRUTO DO TRABALHO COLETIVO ENTRE A DOCENTE E OS SEUS DISCENTES DE NÍVEL MÉDIO; SENDO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FORAM USADAS FERRAMENTAS COM TÉCNICAS DE PESQUISA, TAIS COMO: VISITAS ÀS EMPRESAS, ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS, TREINAMENTO ACERCA DA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO, ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, FOTOGRAFIAS EM CAMPO, PORTANTO, VÁRIOS INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE, AQUI REALIZADA, TOMOU COMO BASE OS CONCEITOS DE INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS: CASEL (2017), OCDE E ONU (2015) E AUTORES: FREIRE (2003), FRIGOTTO (2005); TENDO A BNCC (2017) COMO FONTE, A FIM DE ESCLARECER OS ASPECTOS REFERIDOS A ESSAS HABILIDADES NÃO-COGNITIVAS E O PAPEL QUE POSSUEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL.