SOUZA, Ana Paula Oliveira De. Oficinas experimentais com prática laboratoriais. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/52358>. Acesso em: 13/11/2024 08:35
OFICINAS EXPERIMENTAIS COM PRÁTICA LABORATORIAIS Autor: Ana Paula Oliveira de Souza1 / paula.1996souza@gmail.com / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Andressa Maria Tavares Camêlo2 / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Tainah da Silva Quirino3 / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Luiz Célio Freitas Paiva4 / CEJA DONANINHA ARRUDA Regilany Paulo Colares5 / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Márcia Barbosa de Sousa6 / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Aluísio Marques da Fonseca7 / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira - UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Resumo O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que contribui para a integração de Política Nacional de Formação de Professores onde um dos seus principais objetivos é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura (CAPES, 2018). Outro principal objetivo é aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente (CAPES,2018). Tem-se observado que é praticado, na maioria das Escolas Públicas, o ensino de caráter simplesmente informativo, devido, entre outros fatores, às falhas de fundamentação teórica do professorado, e o baixo interesse na formação do aluno com mentalidade científica (PLICAS, PASTRE, TIERA, 2010). As ciências exatas são frequentemente relacionadas a ensino teórico, com aprofundamento em fórmulas consideradas sem sentido pelos estudantes dos ensinos fundamental e médio, desenvolvendo assim, uma repulsão pela ciência. A prática não deveria ser desvinculada da teoria, pois se acredita que a realização de atividades diferenciadas no ensino de Ciências, entre elas as aulas no laboratório, constitui um recurso eficaz na promoção do processo de ensino/aprendizagem (ZANOVELLO, et al., 2014). As oficinas experimentais com práticas laboratoriais constituí recursos metodológicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química e Ciências Biológicas como também em todas às áreas de Ciências da Natureza, instigando a curiosidade do aluno que analisa o resultado do experimento através de raciocínio lógico. Além de suprir a carência existente nas escolas do Maciço de Baturité que em sua maioria não possui laboratórios e quando os têm estão em péssimo estado, com reagentes em prazo de validade vencido e poucas vidrarias. Os professores de Química, de modo geral, mostram-se pouco satisfeitos com as condições de infraestrutura de suas escolas, principalmente, aqueles que atuam em instituições públicas, sendo justificada, com frequência, a não realização das atividades experimentais devido à falta destas condições de infraestrutura (GONÇALVES; MARQUES, 2006). O estudante necessita de um professor formado na área específica, dominando o conhecimento ministrado em sala de aula. Espera-se que este conhecimento esteja presente não só nos livros didáticos, mas que o estudante possa observar, entender e questionar. Para isso, o educador deve explorar o livro e relacionar os conteúdos produzidos pelas ciências ao cotidiano dos discentes. Com o objetivo de chegar mais próximo da aprendizagem dos alunos, pensou-se nessa temática onde realizam-se práticas através de oficinas utilizando experimentos de fácil acesso aos educandos, aproximando a teoria e a prática no ensino e aprendizagem de cada aluno, que ao ver os experimentos geralmente bem lúdicos, interessam-se pela causa da reação ocorrida o que os leva a pesquisa e ao raciocínio. Serão realizadas em conjunto com o preceptor oficinas com alguns experimentos de baixo custo e de acordo com o tema das aulas teóricas, facilitando a compreensão e interesse pelo que estará sendo exposto. Espera-se que os alunos consigam perceber melhor a Química e a Biologia, que podem ser em alguns momentos muito abstratas, através de experimentos que os aproximem da realidade. De acordo com estudos, observa-se que existe uma grande dificuldade de aprendizagens das Ciências, principalmente por não disponibilizarem de materiais necessários para uma aula mais visual elaborada com experimentos. Diante do exposto, as oficinas experimentais poderão despertar um maior interesse e entendimento dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula e nos livros, tornando o ensino e aprendizagem mais significativos. Palavras-chave: oficinas experimentais, práticas laboratoriais, raciocínio lógico, ciências exatas. Referências CAPES. Programa Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: ?http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica?. Acesso em: 20 set. 2018. PLICAS, L.M.A; PASTRE, I. A; TIERA. V. A. O. O uso de práticas experimentais em Química como contribuição na formação continuada de professores de Química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), 15. 2010, Brasília, DF. Anais do XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Brasília: UnB, 2010. ZANOVELLO, R; et al. Reforçando Práticas Pedagógicas Experimentais a Partir da Revitalização de um Laboratório de Ciências. Revista Contexto e Educação. N.94, p. 57-79, set/dez, 2014. GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, no 2, p. 1- 22, 2006.