Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O CAMPO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FREIRIANA

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    "resumo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O CAMPO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FREIRIANA HERBERT VICTOR DOS ANJOS RIBEIRO/herbertvictoribeiro@outlook.com / UFPE No presente texto, busco pensar um diálogo de contribuição de algumas categorias da educação freiriana para o campo das abordagens metodológicas (críticas) da Educação Física Escolar. A Pesquisa se justifica a partir da importância da teoria freiriana para o campo da educação, fazendo-lhe contribuir para o campo metodológico da Educação Física Escolar, como campo pertencente ao universo educativo. A presente pesquisa busca expor a epistemologia dos saberes da Educação Física Escolar e as metodologias que instrumentalizam a prática pedagógica, o fazer pedagógico de professores de Educação Física da educação básica. A presente investigação buscou compreender o campo das abordagens metodológicas da Educação Física Escolar numa perspectiva da Educação Freiriana. Busca-se compreender também a Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica no Brasil, e toma para análise os pressupostos da concepção de educação enfatizada por Freire (1987, 2001 e 2014)3,4,2. Para tanto, Buscar inter-relações com as perspectivas da Educação Física Escolar a partir da educação enfatizada por Freire, indicando um fazer pedagógico de ensino que reflita num ambiente escolar democrático. Uma educação com vistas nas possibilidades relacionadas à autonomia e criticidade sobre os conteúdos da Educação Física Escolar de maneira dialética entre os atores da prática pedagógica. Objetivar as possibilidades de autonomia e criticidade em relação aos conteúdos da Educação Física Escolar, dentro de um viés dialógico no que diz respeito à prática pedagógica responsabilizada ao(a) professor(a) de Educação Física na Educação Básica, pois o ato de dialogar dentro do espaço educacional corrobora numa educação democrática em relação aos atores do processo de ensino-aprendizagem o(a) educador(a) e o(a) educando(a). Os Parâmetros Curriculares Nacionais1 é um texto orientador/norteador das disciplinas da Educação Básica brasileira, isso porque estabelece parâmetros que versam sobre a prática pedagógica docente, e não diferente com a Educação Física, estabelecem orientações norteadoras acerca do trato do conhecimento e a forma metodológica de conduzir o processo de ensinar e aprender. Na Educação Física Escolar, temos segundo os PCNs1 há necessidade de considerar em suas abordagens metodológicas, aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos em educandos(as) da Educação Básica correspondentes, neste caso, a Educação Física, que se configuram como cidadãos(ãs), com metas que auxiliem o(a) discente a enfrentar o mundo como um cidadão(a) participativo(a), autônomo(a) e atentos(as) dos seus direitos e deveres4. Os conteúdos oriundos da Educação Física Escolar poderão ser trabalhados a partir da compreensão do corpo, ou seja, o(a) discente, através de suas percepções corporais, deve verificar e entender as modificações que acontecem em seu organismo, em suas práticas corporais particulares, isto é em seu cotidiano e perceber tais modificações durante e depois das atividades1. Para tanto, os conteúdos da Educação Física Escolar não estão somente ligados ao conhecimento do corpo, há ações educativas, do conhecimento, vinculadas a ginástica, jogo, esporte, dança e as lutas que os(as) professores(as) de Educação Física utilizam nas mais diversas estratégias pedagógicas de ensino. Evidenciando aspectos de autonomia e criticidade no que diz respeito à transformação e instrumentalização dos conteúdos da Educação Física. Trata-se de uma revisão narrativa, e tomou como base metodológica os pressupostos de pesquisa de natureza descritiva7. Do tipo "análise documental"7. Trata-se ainda, de uma pesquisa analítica, pois foi feita uma análise de documentos selecionados, com interpretações do material para explanação decorrente dos objetivos da investigação. Foram pesquisados escritos considerados relevantes. O corpus documental diz respeito à produção científica decorrente do tema pesquisado, documentos norteadores da educação, artigos científicos e livros que trazem temas relacionados à prática docente, com ênfase em produções do escritor Paulo Freire, artigos referentes à prática pedagógica docente, bem como documentos que orientam a Educação Física Escolar. Para materialização da prática pedagógica docente, é indubitável indispensável ter alguma referência para o trato do conhecimento e/ou abordagem metodológica que vá nortear a prática docente do(a) professor(a). Defendemos como norte para prática pedagógica docente, a teoria educativa enfatizada por Freire3, com vistas, sobretudo para o diálogo. Diálogo que está diretamente relacionado à prática pedagógica docente, sobretudo, a prática do(a) professor(a) de Educação Física e suas estratégias de ensino, pois temos nos PCNs4 para Educação Física, como um dos objetivos do ensino fundamental que os(as) discentes sejam capazes de: ter um posicionamento crítico e construtivo quanto a processos de cunho social, tendo como ponte de conversa, o diálogo, a fim de tratar divergências e tomar decisões coletivas enquanto cidadão(ã). O ato de dialogar está claramente ligado ao entendimento de opiniões, neste caso, dos atores do processo de ensino-aprendizagem, pois tem-se o(a) professor(a) e o(a) discente sujeitos que vivem em sociedade, sujeitos políticos e que emitem opiniões, talvez divergentes, porém valorizadas dentro do ambiente escolar, pois "como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?" (FREIRE, 1987, p 46)3. Sugerimos que o(a) professor(a) como um dos(as) protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, o(a) detentor(a) da intencionalidade da prática pedagógica, num sentido dialético também tenha um senso crítico, sobretudo, uma reflexão critica sobre sua própria prática docente, pois "é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática" (2014, p.40)3. Quanto às considerações finais, o estudo mostra um "caminho" que diz respeito ao campo das abordagens metodológicas da Educação Física Escolar, do mesmo modo que fez relações que são, por vezes, concomitantes com a visão de Paulo Freire sobre a prática pedagógica docente, as inter-relações estão diretamente ligadas ao significado da educação numa perspectiva freiriana com propósitos dialógicos, democráticos, autônomos e sobretudo críticos e a concepção do objeto da Educação Física numa dimensão crítico-social que engloba os propósitos freirianos, numa leitura dialética entre a Educação Física Escolar e Educação Freiriana como um campo de pesquisa e intervenção em uma perspectiva educativa. Palavras-chave: Educação Física, Educação, Educação Básica. Referências 1. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997 p. 03-46. 2. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49 ed. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O CAMPO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FREIRIANA HERBERT VICTOR DOS ANJOS RIBEIRO/herbertvictoribeiro@outlook.com / UFPE No presente texto, busco pensar um diálogo de contribuição de algumas categorias da educação freiriana para o campo das abordagens metodológicas (críticas) da Educação Física Escolar. A Pesquisa se justifica a partir da importância da teoria freiriana para o campo da educação, fazendo-lhe contribuir para o campo metodológico da Educação Física Escolar, como campo pertencente ao universo educativo. A presente pesquisa busca expor a epistemologia dos saberes da Educação Física Escolar e as metodologias que instrumentalizam a prática pedagógica, o fazer pedagógico de professores de Educação Física da educação básica. A presente investigação buscou compreender o campo das abordagens metodológicas da Educação Física Escolar numa perspectiva da Educação Freiriana. Busca-se compreender também a Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica no Brasil, e toma para análise os pressupostos da concepção de educação enfatizada por Freire (1987, 2001 e 2014)3,4,2. Para tanto, Buscar inter-relações com as perspectivas da Educação Física Escolar a partir da educação enfatizada por Freire, indicando um fazer pedagógico de ensino que reflita num ambiente escolar democrático. Uma educação com vistas nas possibilidades relacionadas à autonomia e criticidade sobre os conteúdos da Educação Física Escolar de maneira dialética entre os atores da prática pedagógica. Objetivar as possibilidades de autonomia e criticidade em relação aos conteúdos da Educação Física Escolar, dentro de um viés dialógico no que diz respeito à prática pedagógica responsabilizada ao(a) professor(a) de Educação Física na Educação Básica, pois o ato de dialogar dentro do espaço educacional corrobora numa educação democrática em relação aos atores do processo de ensino-aprendizagem o(a) educador(a) e o(a) educando(a). Os Parâmetros Curriculares Nacionais1 é um texto orientador/norteador das disciplinas da Educação Básica brasileira, isso porque estabelece parâmetros que versam sobre a prática pedagógica docente, e não diferente com a Educação Física, estabelecem orientações norteadoras acerca do trato do conhecimento e a forma metodológica de conduzir o processo de ensinar e aprender. Na Educação Física Escolar, temos segundo os PCNs1 há necessidade de considerar em suas abordagens metodológicas, aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos em educandos(as) da Educação Básica correspondentes, neste caso, a Educação Física, que se configuram como cidadãos(ãs), com metas que auxiliem o(a) discente a enfrentar o mundo como um cidadão(a) participativo(a), autônomo(a) e atentos(as) dos seus direitos e deveres4. Os conteúdos oriundos da Educação Física Escolar poderão ser trabalhados a partir da compreensão do corpo, ou seja, o(a) discente, através de suas percepções corporais, deve verificar e entender as modificações que acontecem em seu organismo, em suas práticas corporais particulares, isto é em seu cotidiano e perceber tais modificações durante e depois das atividades1. Para tanto, os conteúdos da Educação Física Escolar não estão somente ligados ao conhecimento do corpo, há ações educativas, do conhecimento, vinculadas a ginástica, jogo, esporte, dança e as lutas que os(as) professores(as) de Educação Física utilizam nas mais diversas estratégias pedagógicas de ensino. Evidenciando aspectos de autonomia e criticidade no que diz respeito à transformação e instrumentalização dos conteúdos da Educação Física. Trata-se de uma revisão narrativa, e tomou como base metodológica os pressupostos de pesquisa de natureza descritiva7. Do tipo "análise documental"7. Trata-se ainda, de uma pesquisa analítica, pois foi feita uma análise de documentos selecionados, com interpretações do material para explanação decorrente dos objetivos da investigação. Foram pesquisados escritos considerados relevantes. 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