A importância do uso de recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia Rosicleide da Silva Felix Rodrigues/rosicleideffelix@gmail.com/IFPB Maria Eloyza Pontes Lima/IFPB Edijane Targino Nascimento/IFPB Willames Domingos do Nascimento/IFPB Neuma Nascimento de Lima/IFPB Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Resumo Os recursos didáticos escolhidos e utilizados por docentes em salas de aula tornam-se uma grande relevância no processo ensino-aprendizagem, pois os recursos adequados podem facilitar, estimular e enriquecer a vivência diária, não só dos educadores, como também dos educandos. De acordo com Sousa (2008), os recursos didáticos são todos os materiais utilizados como auxílio no ensino-aprendizagem dos conteúdos propostos para serem aplicados pelo professor aos seus alunos. Tem sido demonstrado que, a partir da confecção de materiais didáticos de baixo custo encontrados no cotidiano, é possível proporcionar aos alunos aulas mais atraentes e motivadoras. Essas aulas servem para facilitar a maior interação entre professor, aluno e o conhecimento na hora da elaboração do saber. A transmissão do conhecimento é um processo de transformação destinada aos que dedicam à docência. Contudo, o cumprimento dessa função apresenta vários obstáculos que o docente se depara em salas de aula dos quais se destacam a dificuldade no aprendizado, falta de atenção e o desinteresse por parte dos alunos. Nesse sentido, recursos didáticos podem apresentar como uma alternativa para auxiliar o ensino e aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo, além de servir como motivação aos mesmos e facilitar a compreensão do conteúdo proposto. A interação entre educador e educando caracteriza-se por um paradigma que o único que tem conhecimento é o professor. Os recursos vêm como uma possibilidade de quebra desse paradigma permitindo que os alunos participem das aulas e envolvam-se no conteúdo administrado. Dessa forma, torna-se importante o uso de bons recursos didáticos que facilitem o desempenho do docente. Para o processo de ensino e aprendizagem, deve ocorrer uma parceria entre o professor e o aluno. Assim, colaborando para a formação de alunos críticos e reflexivos que possam contribuir para a construção de uma sociedade que repense os seus atos no meio social e ambiental. No contexto diário da sala de aula muitos recursos didáticos podem ser utilizados, como nas aulas de biologia que apresentam diversas possibilidades para garantir uma melhor aprendizagem dos alunos. A escolha depende de fatores, sendo eles a finalidade de sua utilização, a disponibilidade financeira para sua aquisição e principalmente da aceitabilidade dos alunos. Embora apresente várias possibilidades de uso e que seja amplo, o critério de escolha deve ser adotado pelo educador após várias considerações e de acordo com o perfil da turma. A vivência em sala de aula foi realizada no dia 24 de agosto e teve como objetivo os recursos didáticos confeccionados com material de baixo custo, tecido de feltro, para auxiliar a ministrar uma microaula sobre aves marinhas para os alunos do ensino médio e técnico de Recurso Pesqueiros do Instituto Federal da Paraíba, localizado em Cabedelo. Essa vivência foi realizada pela disciplina de Prática de Ensino em Biologia III, pelo Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo. Foram confeccionados exemplares de aves marinhas, das seguintes ordens: Procellariformes (o albatroz), Sphenisciformes (o pinguim), Pelecaniformes (o pelicano), Charadriformes (a gaivota e o papagaio do mar). Auxiliaram o conteúdo e foram fundamentais no processo de desenvolvimento cognitivo e aproximaram os alunos no conteúdo ministrado, facilitando sua efetiva fixação. Foi notória a importância de se criar o recurso didático para despertar maior interesse por parte dos alunos, pois, através do contato com os exemplares de aves marinhas, os alunos puderam identificar as principais características, as adaptações para o meio aquático e principalmente a conscientização da preservação do meio marinho, foi utilizado o exemplo da gaivota que fosse possível abrir o estômago e encontrar-se lixo, assim sendo possível fazer uma reflexão sobre lixo marinho. O uso de recurso didático preenche os espaços deixados pelo ensino tradicional e ser capaz de propiciar a ampliação da visão do educando e de estimular o ensino docente. Principalmente no ensino fundamental, pois é um período de novas descobertas, curiosidades que, quando estimuladas, podem obter ótimos resultados. Segundo Parra (1985), a utilização de recursos didáticos específicos faz com que elementos simples como os sons, as imagens, a construção de maquetes, as brincadeiras e o uso de materiais lúdicos sejam valorizados, pois quando o professor utiliza em sala de aula tipos de recursos ele permite que a aula se torne mais interessante, isso permite que minimize a monotonia à qual o ensino tradicional proporciona, levando em consideração, principalmente a faixa etária, pois alguns pesquisadores têm demonstrado que jogos, por exemplo, geram mais efeitos em crianças do que em adultos. Além disso, sua utilização em idades mais avançadas requer adequação ao público e ao objetivo proposto (COSTOLDI; POLINARSKI, 2009). Apesar de que os recursos didáticos se fazem necessários no ensino-aprendizagem, grande parte dos professores ainda apresenta resistência aos métodos mais dinâmicos e inovadores, permanecendo nos métodos mais tradicionais de ensino. A escolha e a utilização de recursos didáticos devem ser apropriadas e diversificadas, para que possam contribuir para o aprendizado e também influenciar o ensino e a aprendizagem. Portanto, permitem o maior incentivo à inovação na metodologia da ação docente. Palavras-chave: ensino, docência, recurso didático, aluno. Referências CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A utilização de recursos didáticos - pedagógicos na motivação da aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 684-69, 2009. FERREIRA, S.M.M. Os recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Estudo de caso da escola secundária Cónego Jacinto. 2007. 69 f. Monografia (Bacharelado em Ciências da 30 Educação e Praxis Educativa) - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Grande Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. 2007. MARASINI, Alessandra Brochier. A utilização de Recursos didático-pedagógicos no ensino de Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso, TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS, 2010. PARRA, Nélio. Didática: dos modelos à prática de ensino. Anais do 30 Seminário - A didática em questão, v. 1, p. 80-102, 1985. SILVA, Andressa da Costa Manholer; FREITAG, Isabela Hrecek; TOMASELLI, Maria Vitória Ferro. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v 21, n 02, p. 20-31, 2017. SOUZA, S.E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação. Arq. Mudi, 11 (Supl.2), p. 10-4, 2007. TRIVELATO, S.L.F.; OLIVEIRA, O.B. Práticas docentes: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação. XIII ENDIPE. Rio de Janeiro, 2006.