USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
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Resumo O presente trabalho tem como princípio a crescente preocupação de professores e pesquisadores na área educacional com as concepções metodológicas adotadas nas em sala de aula com a ampliação do uso de tecnologias digitais pela comunidade escolar, visto que os estudantes da geração Z, nascidos a partir do ano 1990, são considerados jovens digitais e enfrentam dificuldades em se adaptar a velha metodologia de ensaio que durante décadas a lousa foi utilizada apenas para anotações e o professor como detentor do conhecimento. O objetivo foi investigar se a m-learning (aprendizagem móvel) e o ensino híbrido (EH) utilizando o aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, está sendo eficaz no processo de aprendizagem dos alunos no ensino da matemática. Destacam-se autores que serviram de embasamento BEHAR (2009), BOUHNIK (2014) e ARAÚJO (2015). Tais referências bibliográficas abrangem as TIC na Educação e como a tecnologia educacional está sendo aliado dos métodos de ensino e ao currículo, mediante o repensar da prática educativa. Fundamentado no modelo pedagógico em Ensino a Distância de Behar foi estabelecido elementos de Arquitetura Pedagógica que consistia em: aspectos organizacionais; conteúdo; aspectos metodológicos; e, aspectos tecnológicos. Outras literaturas deram suporte à relação das ferramentas tecnológicas com o ensino de matemática, que perpassa pela reorganização do trabalho pedagógico além de permitir uma alternativa para um ensino menos abstrato. A abordagem dessa pesquisa é sustentada por métodos quantitativos e trabalhou com a proposta de utilização de um grupo de discussões no aplicativo WhatsApp a respeito dos conteúdos de Matemática. A utilização do aplicativo foi analisada no Campus Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Participaram como sujeitos estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Marketing na forma Integrada e o professor da referida disciplina. A forma de coleta de dados a foi realizada através de questionário avaliativo, onde foi possível identificar que o aplicativo possibilitou a aprendizagem da maior parte dos estudantes. O professor criou e utilizou um grupo de WhatsApp com o objetivo de experimentar uma ferramenta tecnológica de apoio as suas atividades de ensino e de ampliar os canais de comunicação com seus alunos. Os alunos e o professor utilizaram o grupo para compartilharem textos, áudios, vídeos e imagens em publicações que tiveram como temas os assuntos que estavam sendo ensinados pelo professor em sala de aula. Os resultados mostraram que 87% dos estudantes aprovaram o uso do celular em atividades de investigação e houve apropriação dos conhecimentos, o que nos permitiu perceber que é possível levar para o ambiente escolar um ensino diferenciado. De acordo com os resultados concluiu-se que a utilização do WhatsApp contribuiu para um melhor aproveitamento da disciplina para o professor e para os alunos envolvidos, e que práticas desse tipo fortalecem o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A conclusão deste recurso teve um resultado satisfatório na medida em que muitos estudantes possuem celulares e já acessam este aplicativo, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos estudantes por se tratar de algo inovador e também perceberam que o aplicativo WhatsApp serve não só para conversar, mas também como estratégia de ensino. Essa tecnologia pode transformar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, desde que o professor e alunos exploram a ferramenta de forma adequada com a prática escolar no sentido de aprimorar uma melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem ao contexto escolar. Palavras-chave: aplicativo whatsapp, tecnologia educacional, matemática, m-learning Referências ARAÚJO, Patrício Câmara; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia. Temática, João Pessoa, v. 11, n. 2, p.11-23. 2015. BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education, v. 13, p. 217-231, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018. BRASIL, Ministério da Educação (2016). Programa Ensino Médio Inovador. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, Seed. BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ARTMED EDITORA, S.A. 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAN, José. 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