ÉTICA
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Aprendiam também noções básicas de economia e maneiras de como administrar o dinheiro, entender o que se tratava de um bom negócio (matemática e cálculos). Também eram estudados conceitos do que era Direito na Polis, de como funcionava o Estado e do que ele era composto. Sabe-se que em países de primeiro mundo como Finlândia, Estados Unidos, Alemanha e Coréia do Sul, algumas dessas matérias são componentes de sua matriz curricular, com finalidade de ensinar noções básicas de Direito, Filosofia e Economia. Através de uma breve revisão documental, este trabalho tem como objetivo analisar sistemas educacionais e propor a implementação da política, economia e maior presença da filosofia na educação brasileira. A Finlândia é um dos países com maior qualidade na Educação. 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Na Alemanha se tem na matriz curricular dentro de Ciências Sociais, a matéria de Política. O currículo compõe-se das seguintes matérias: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Religião (ou Ética), Música, Artes, Política (Ciências Sociais), Esportes e Língua Estrangeira. Os alunos aprendem o idioma inglês a partir do primeiro ano e recebe também educação sobre o mercado de trabalho, o que lhes ajuda a escolher uma carreira de nível médio. Destaca-se aqui a Matéria de política que é componente da grade de Ciências Sociais, onde o aluno já se inicia sua adolescência tendo noção de como é a estrutura de Estado e funcionamento, e de todo estrutura política de seu país. Outro sistema educacional com grande efeito e de excelente qualidade é o Sul Coreano. A matriz curricular se compõe de matérias básicas, tendo como ênfase o plano de ensino secundário Middle School High School (7° ano ao 12° ano), possuindo como base matérias da grade curricular e durante a fase Middle School acrescenta-se a matéria Wise Living (vida sábia), ou seja, uma matéria voltada para a economia e Educação Financeira, voltada pra o aprendizado e aplicação da mesma no decorrer do dia-a-dia. Outra informação relevante é que desde a 3° série se estuda Ética e Filosofia na matriz curricular, mostrando-se assim o porquê sua metodologia e eficácia de ensino se diferenciam de todas as demais, tornando-se assim um polo de referência mundial em Educação. No Ensino Médio os alunos estudam Artes e língua Coreana, Ética, Estudos Sociais, Matemática, Ciência, Curso Prático, Educação Física, Musica, Artes, Línguas Estrangeiras. No Brasil atual, o que se percebe é o contrário, desde que o País se tornou um estado democrático de direito, as matérias curriculares de maior carga horária são as de Ciências Exatas e Língua e assim as áreas de Ciências Humanas contém a menor carga horária. Recentemente foi feita a reforma do Ensino Médio, onde as ciências exatas e linguagens novamente se sobressaíram perante as ciências humanas. Poderiam ser aplicadas noções de Direito na grade curricular das matérias de Sociologia e Filosofia. A Sociologia abordaria o comportamento humano em meio social e suas regras de etiquetas e conduta, sendo-se assim passível de se aplicar noções básicas do Código de Processo Cível, e Código Processual, transmitindo coisas simples do que se pode fazer e o que não se pode. E o principal, se explicar como funciona a Constituição Federal. 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