O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso para as universidades públicas e privadas do Brasil. A divisão do certame se dá através de cinco provas, sendo uma delas a de produção textual, em que os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática que fora solicitada. Para tanto, os participantes têm como orientação os textos motivadores disponibilizados, e devem elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Na contemporaneidade, percebe-se a grande dificuldade encontrada pela comunidade docente em desenvolver um trabalho eficaz quanto à criação textual, tendo como principais fatores a falta de leitura e escrita deficitária e, até mesmo, a ausência de capacitação dos professores, uma vez que o gênero discursivo cobrado ainda está em processo de amadurecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de discutir as possíveis formas de inserir uma prática docente efetiva, construtiva e interdisciplinar que possibilite um coerente processo de ensino aprendizagem no cenário da produção de texto. Utilizou-se a metodologia teórico-bibliográfica a fim de analisar escritos que tratem a respeito da temática ora analisada, como, por exemplo, a Cartilha do Participante, que traz considerações sobre a redação no exame. Através da pesquisa, percebeu-se a importância do planejamento e da atuação conjunta de toda a equipe institucional – professores, coordenadores, alunos, orientadores, etc. – a fim de diminuir os obstáculos e, assim, trilhar bons resultados no ensino de produção textual, nesse momento de formação.