A nossa pesquisa foi realizada com base em estudos bibliográfico dos artigos das autoras Ana Lúcia e Maciel que abordam sobre a inclusão da língua espanhola no currículo do ensino fundamental II e médio das escolas públicas e privadas. Foi realizado também um estudo de caso na sala do 1º ano do Colégio Central de Ensino CE, na cidade de Aroeiras-PB, demonstrando as dificuldades que os alunos trazem consigo para o ensino médio, tal dificuldade essa que muitos deles possuem por não terem tido contato com a língua espanhola como segunda língua no ensino fundamental II, salvo alguns casos específicos. Tomamos como base também a lei federal nº 11.161/2005 promulgada em 05 de agosto de 2005, que estabelece o favorecimento e oferta do espanhol como disciplina curricular para os nossos alunos e a LDB nº 9394 de 1996 nas Línguas Estrangeiras (LEs), que também estabelece a língua espanhola como disciplina curricular desde as séries iniciais do fundamental II, até o ensino médio. É de grande importância o favorecimento da língua espanhola no currículo das escolas como disciplina obrigatória, pois é através da mesma na qual os alunos possuem uma formação plurilinguística e sociocultural para a construção de uma nova postura como aprendiz da nova língua agregando valores e saberes não só no aspecto educacional, mas também no aspecto social.