A eclosão da Poesia Visual e do Concretismo no Brasil interferiu, sobretudo, no conceito de poesia, pois, a imagem e a palavra assumiram novos papeis no âmbito da literatura brasileira no qual os poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Ronaldo Azevedo ressignificaram o conceito de poesia. No que diz respeito ao ensino de literatura no nível fundamental II da educação básica, percebemos que o trabalho com a poesia concreta e visual ainda é pouco recorrente nas aulas de literatura sob a ótica do letramento literário. Diante disso, objetivamos com esse trabalho compreender de que modo o caráter icônico-simbólico da poesia concreta e visual pode estimular a formação de leitores no Ensino Fundamental. Ademais, essa pesquisa-ação de natureza qualitativa centra-se no seguinte questionamento: Como trabalhar com poemas visuais a partir de uma metodologia voltada para o letramento literário?. Com base nisso, desenvolvemos um projeto de leitura de poesia em duas turmas do 8° ano de uma escola pública estadual do município de Massaranduba- PB. Cremos desse modo, que a pertinência dessa pesquisa está no fato de tratar-se de uma intervenção pedagógica que adotou um viés metodológico que lançou mão de uma abordagem que possibilitou aos alunos uma experiência de leitura com poemas ainda desconhecidos para muitos deles. Portanto, os resultados alcançados nos indicou que o trabalho com a poesia visual sob a ótica do letramento literário torna-se um caminho necessário para que os alunos ampliem seu conceito de poesia.