RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS DE LEITURAS NA EDUCACÃO INFANTIL
Autora: Késia Kalinne Costa Vieira
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
kesiakalinne@gmail.com
Resumo: O presente trabalho é resultado de relato de experiência vivenciado na Creche Municipal Nenzinha Cunha Lima, situada em Campina Grande, -PB, na turma de Maternal II, com o objetivo de desenvolver uma relação de prazer entre a criança e o livro, observando que muitas práticas pedagógicas na Educação Infantil utilizam a leitura literária com leituras mecânicas, conteudistas, moralizantes entre outras ações escolarizantes desconsiderando a criança em suas múltiplas linguagens. Neste sentido, existe uma urgente necessidade de os professores, mediadores deste processo, ressignificarem suas práticas docentes a fim de possibilitarem vivências que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e suas maneiras peculiares de sentir, ver e perceber o mundo. Para Brandão (2009), devemos aproximar o livro o máximo possível da ludicidade que se instala nas brincadeiras a fim de que a criança possa tecer suas leituras de modo que possa fruir, nutrindo seu imaginário, ressignificando suas práticas e ações sociais, favorecendo a formação e maturação de sua identidade. Assim, durante este processo, buscamos despertar o gosto pela leitura prazerosa, instrumentalizando o pensamento, a fantasia do imaginário infantil na relação com o mundo literário.
Palavras-Chave: Leitura, Educação Infantil, Ludicidade.