Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

COSPLAY: O JOGO DE SE VESTIR COMO VIA PARA UMA LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PERFORMANCE, LITERATURA INFANTIL, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43508
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => """
      COSPLAY: O JOGO DE SE VESTIR COMO VIA PARA UMA LEITURA\r\n
      LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      Em meio às leituras literárias muitas vezes nos identificamos, ou não, com os pensamentos,\r\n
      ideias ou comportamentos de determinados personagens que nos despertam os mais variados\r\n
      sentimentos. A criança, portanto, ao dar os primeiros passos no universo da leitura, desenvolve ainda\r\n
      mais sua imaginação e pensamento crítico quando o profissional docente possui habilidade de\r\n
      incrementar o processo de estimulo à leitura literária nos alunos. Atualmente, tais conexões por\r\n
      personagens e obras fazem com que a vida acabe imitando a arte através do cosplay, uma atividade\r\n
      que cativa crianças, jovens e adultos na sociedade contemporânea, proporcionando ao indivíduo ser,\r\n
      por alguns momentos, aquele personagem que tanto admira. Tal prática necessita habilidades de\r\n
      pesquisa, afinidade e planejamento para a realização efetiva da caracterização. Portanto, sabendo da\r\n
      importância de buscar caminhos para despertar a dimensão lúdica do leitor e fazer que ele ingresse no\r\n
      universo literário, este presente trabalho visa apresentar o cosplay como alternativa para trabalhar uma\r\n
      leitura lúdica de obras literárias infantis em sala de aula, a partir de uma experiência em uma aula de\r\n
      espanhol. Esperamos que este trabalho instigue os profissionais docentes a buscarem por diferentes\r\n
      formas de trabalhar o incentivo a leitura literária no ambiente escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PERFORMANCE, LITERATURA INFANTIL, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID412_24052018002717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MARIA DOS SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MILENA MARIA"
    "autor_email" => "milenamariadiniz@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43508
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => """
      COSPLAY: O JOGO DE SE VESTIR COMO VIA PARA UMA LEITURA\r\n
      LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      Em meio às leituras literárias muitas vezes nos identificamos, ou não, com os pensamentos,\r\n
      ideias ou comportamentos de determinados personagens que nos despertam os mais variados\r\n
      sentimentos. A criança, portanto, ao dar os primeiros passos no universo da leitura, desenvolve ainda\r\n
      mais sua imaginação e pensamento crítico quando o profissional docente possui habilidade de\r\n
      incrementar o processo de estimulo à leitura literária nos alunos. Atualmente, tais conexões por\r\n
      personagens e obras fazem com que a vida acabe imitando a arte através do cosplay, uma atividade\r\n
      que cativa crianças, jovens e adultos na sociedade contemporânea, proporcionando ao indivíduo ser,\r\n
      por alguns momentos, aquele personagem que tanto admira. Tal prática necessita habilidades de\r\n
      pesquisa, afinidade e planejamento para a realização efetiva da caracterização. Portanto, sabendo da\r\n
      importância de buscar caminhos para despertar a dimensão lúdica do leitor e fazer que ele ingresse no\r\n
      universo literário, este presente trabalho visa apresentar o cosplay como alternativa para trabalhar uma\r\n
      leitura lúdica de obras literárias infantis em sala de aula, a partir de uma experiência em uma aula de\r\n
      espanhol. Esperamos que este trabalho instigue os profissionais docentes a buscarem por diferentes\r\n
      formas de trabalhar o incentivo a leitura literária no ambiente escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PERFORMANCE, LITERATURA INFANTIL, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID412_24052018002717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MARIA DOS SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MILENA MARIA"
    "autor_email" => "milenamariadiniz@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Em meio às leituras literárias muitas vezes nos identificamos, ou não, com os pensamentos, ideias ou comportamentos de determinados personagens que nos despertam os mais variados sentimentos. A criança, portanto, ao dar os primeiros passos no universo da leitura, desenvolve ainda mais sua imaginação e pensamento crítico quando o profissional docente possui habilidade de incrementar o processo de estimulo à leitura literária nos alunos. Atualmente, tais conexões por personagens e obras fazem com que a vida acabe imitando a arte através do cosplay, uma atividade que cativa crianças, jovens e adultos na sociedade contemporânea, proporcionando ao indivíduo ser, por alguns momentos, aquele personagem que tanto admira. Tal prática necessita habilidades de pesquisa, afinidade e planejamento para a realização efetiva da caracterização. Portanto, sabendo da importância de buscar caminhos para despertar a dimensão lúdica do leitor e fazer que ele ingresse no universo literário, este presente trabalho visa apresentar o cosplay como alternativa para trabalhar uma leitura lúdica de obras literárias infantis em sala de aula, a partir de uma experiência em uma aula de espanhol. Esperamos que este trabalho instigue os profissionais docentes a buscarem por diferentes formas de trabalhar o incentivo a leitura literária no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.