Em meio às leituras literárias muitas vezes nos identificamos, ou não, com os pensamentos,
ideias ou comportamentos de determinados personagens que nos despertam os mais variados
sentimentos. A criança, portanto, ao dar os primeiros passos no universo da leitura, desenvolve ainda
mais sua imaginação e pensamento crítico quando o profissional docente possui habilidade de
incrementar o processo de estimulo à leitura literária nos alunos. Atualmente, tais conexões por
personagens e obras fazem com que a vida acabe imitando a arte através do cosplay, uma atividade
que cativa crianças, jovens e adultos na sociedade contemporânea, proporcionando ao indivíduo ser,
por alguns momentos, aquele personagem que tanto admira. Tal prática necessita habilidades de
pesquisa, afinidade e planejamento para a realização efetiva da caracterização. Portanto, sabendo da
importância de buscar caminhos para despertar a dimensão lúdica do leitor e fazer que ele ingresse no
universo literário, este presente trabalho visa apresentar o cosplay como alternativa para trabalhar uma
leitura lúdica de obras literárias infantis em sala de aula, a partir de uma experiência em uma aula de
espanhol. Esperamos que este trabalho instigue os profissionais docentes a buscarem por diferentes
formas de trabalhar o incentivo a leitura literária no ambiente escolar.