O contexto educacional ainda é marcado por desafios a cerca do respeito e da valorização da diversidade humana, desse modo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), enquanto política pública educacional aborda a formação de educandos e de educadores voltadas para uma cultura de paz. Este texto discute a tarefa atribuída aos professores de Educar em Diretos Humanos (EDH) e analisa as proposituras do PNEDH para formação continuada e para prática pedagógica do docente. A pesquisa advém da relevância da formação continuada dos docentes para inclusão da EDH na perspectiva de disseminar um convívio harmônico propulsor da emancipação e do empoderamento das diversidades reunidas na escola. O objetivo geral foi investigar de que maneira os professores tem promovido no cotidiano escolar o conteúdo sugerido no PNEDH e como é contemplado em sua formação continuada a EDH, partindo de escolas municipais de Alagoa Grande- PB. O estudo resulta de pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa demonstra que embora os docentes tenham a intenção e busquem educar valorizando as diferenças, evidencia-se a carência de uma formação direcionada em EDH, para que aja de fato a efetivação do PNEDH como política educacional. Conclui-se que incluir a EDH no espaço escolar é fundamental para o combate às violações, preconceitos e discriminação às diversidades humanas, no entanto infere-se que esta inclusão depende de uma formação docente pautada nesta temática, para que as ações sugeridas pelo plano em questão vinculem-se aos processos de ensino e aprendizagem dos educandos.